Publicidade

O inverno começou e com ele alguns problemas que os mecânicos já conhecem muito bem. As baixas temperaturas podem comprometer o bom funcionamento de alguns componentes do veículo. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados com o carro no inverno, para evitar problemas.

Alguns cuidados simples de manutenção preventiva podem te livrar de uma grande dor de cabeça. Então, para que você não sofra com nenhum problema nesse período, confira as 5 dicas abaixo:

Cuidados com o carro no inverno:

Cuidado com o combustível

Mesmo que o seu carro tenha motor flex, que pode rodar tanto com etanol quanto com gasolina, e você abasteça apenas com etanol, considere alternar o combustível. Esse tipo de motor tem certa dificuldade de partida se ele estiver abastecido apenas com álcool.

Por isso, se você possui um carro flex alterne o combustível usado. Dessa forma, você garante o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônica.

Ainda falando em partida do carro, é importante também checar o estado das velas e cabos de ignição. Se a condição desses componentes não for boa, o motor vai ter dificuldade em dar partida também.

Outra dica importante é verificar o marcador de combustível. Se ele não estiver funcionando, o sistema vai entender que o carro não foi abastecido e isso pode se tornar um grande problema.

Lembre-se do reservatório de partida a frio

O reservatório de partida a frio, ou o sistema Flex-Start, como também é conhecido, foi criado para aquecer o etanol eletronicamente antes da partida. Isso porque esse combustível exige temperaturas mais altas do que a gasolina, para que ocorra a queima dentro do motor.

Nesse caso, é necessário abastecer o “tanquinho” com gasolina. Dessa forma, mesmo nos dias mais frios, o carro vai dar partida sem nenhum problema, pois vai injetar o combustível diretamente na câmara de combustão.

Como o tempo frio não dura muito tempo aqui no Brasil, muita gente acaba esquecendo de abastecer o reservatório e, quando precisa usá-lo, o seu funcionamento pode ter se comprometido.

Publicidade

O interior do tanque pode estragar e, além disso, a bomba do reservatório pode queimar também depois de várias tentativas de ligar o carro.

Pressão e estado dos pneus

É preciso ter bastante atenção com os pneus no inverno. Assim como o calor extremo, as baixas temperaturas podem afetar a pressão e a calibragem deve ser feita corretamente.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é necessário alterar a pressão durante o inverno. O cuidado, nesse caso, é monitorar regularmente a pressão.

Além disso, é preciso verificar o estado de conservação dos pneus, mas essa é uma recomendação que vale para qualquer estação do ano. Certifique-se que não existe nenhuma rachadura e que os pneus não estão carecas.

Proteja a pintura do carro

O inverno é uma estação conhecida pelo seu tempo seco e temperaturas baixas. E isso pode ser prejudicial para a pintura do veículo.

Para proteger a pintura do carro e deixar ele bem cuidado, é importante realizar o polimento automotivo e manter ele em dia. Outra dica é realizar as lavagens apenas com sabão de pH neutro.

Verifique a bateria do carro

Fechando a lista de cuidados com o carro no inverno está a bateria, componente que, provavelmente, mais sofre em baixas temperaturas. Isso porque o carro vai exigir cargas maiores na hora de dar a partida.

Em dias frios, o recomendado é desligar todos os aparelhos elétricos do carro, como ar-condicionado, multimídia, faróis ou rádio desligados.

A melhor maneira de saber se está tudo bem com a bateria é levar o carro em um local especializado e realizar uma revisão do item, para verificar se é preciso trocar e também analisar o estado do alternador.

O que achou das dicas acima? É importante realizar as manutenções de maneira preventiva e evitar que problemas maiores apareçam. Não espere esfriar mais, leve o seu veículo em seu mecânico de confiança e faça uma revisão.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:Publicidade

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (
twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (
revista.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui