Como saber se carro seminovo já foi vítima de enchente?

As águas de março estão fechando o verão, infelizmente é comum que carros sejam atingidos por enchentes nas ruas por todo o país nesta época do ano. Mas isso não quer dizer que o carro danificado por enchente tenha perda total.

As seguradoras avaliam carros alagados da seguinte maneira:

  • Se o carro ficou submerso, ou com água até a altura do painel, é considerada perda total;
  • Se o carro foi atingido apenas até o assoalho, é possível consertar, porém ele deve ser anunciado que já passou por uma enchente.

Por isso, é comum os carros passarem por um banho de loja e ser vendido para o motorista sem nenhum aviso.

A fim de evitar dores de cabeça futuras, é necessário prestar atenção em detalhes para saber se o veículo passou por uma enchente.

Por isso, separamos 6 dicas para você identificar carros de enchente:

Atenção ao mau cheiro

O sinal mais fácil e rápido de verificar se o caro sofreu com enchente é sentir se ele exala um mau cheiro, aquele cheiro característico de “cachorro molhado”.
Preste atenção e confie no seu olfato, pois os vendedores podem deixar os vidros do carro aberto e utilizar perfume para tentar esconder o mau cheiro causado pela água da enchente no interior do veículo.

Procure por umidade no interior do veículo

Uma dica preciosa é verificar embaixo dos tapetes se o carro apresenta alguma umidade ou mofo.

A água acumulada no forro do veículo, em contato com o sol ou quando o veículo é ligado, começa a transpirar deixando embaixo do tapete úmido.

Bancos podem esconder surpresas

O banco pode ser uma peça chave para descobrir se o veículo foi vítima de uma enchente.

Primeiro, faça um teste apertando o assento para ver se ele está úmido ou molhado. Depois verifique se na espuma embaixo do veículo possui algum vestígio de barro ou mofo.
Procure por mancha nos estofados ou diferença de cor. Se o estofado foi trocado por completo, fique atento.

E por último, faça um teste empurrando o banco para frente e para trás a fim de procurar algum empecilho. Pois, o trilho e os parafusos do banco podem apresentar ferrugem ou acúmulo de terra.

Cuidado! Verão é época de enchente

Atenção no porta malas

O porta malas é o local onde fica guardado o estepe do veículo, por isso tire o carpete e verifique se não tem água no suporte e se as ferramentas não apresentam sinais de ferrugem.

Cuidado com a parte elétrica

Uma das partes do veículo mais afetadas durante a enchente é a elétrica. Diversos componentes podem voltar a funcionar após a secagem, porém o contato com a água pode causar corrosão e causar problemas elétricos muito difíceis de solucionar.

Portanto, verifique se todas as luzes de advertência do painel estão funcionando perfeitamente, assim como as luzes e medidores. Se houver pane no painel, fique alerta.

Também é importante avaliar os componentes elétricos e eletrônicos do carro. Observe o funcionamento dos limpadores de para-brisas, piscas, rádio, ar condicionado, trava, vidro, computador de bordo, pois quanto mais tecnologia no carro, mais estrago a água da enchente pode causar ao veículo.

Verifique o motor

Observe o motor do veículo. Veja se os filtros de ar, radiador estão limpos ou se possui pontos de ferrugem e sujeira acumulada no cofre do motor.

Veja o óleo, ele precisa estar limpo e fresco, caso ele esteja esbranquiçado, é bem provável que o motor foi atingido por uma enchente.

Agora que você já conhece alguns dos principais pontos que denunciam que um carro passou por uma enchente, já pode comprar com mais segurança. Para não ficar em dúvida, sempre consulte um mecânico de confiança antes de fechar o negócio.

Últimas Notícias