Início Dicas Como conservar as rodas de liga leve do seu carro?

Como conservar as rodas de liga leve do seu carro?

Assim como o carro, a manutenção das rodas são importantes para dar um toque de elegância. Veja como manter a beleza das rodas de liga leve

0
711

Na hora de comprar um carro novo ou seminovo, muitos itens devem ser analisados. Os itens de tecnologia e conforto são sempre os mais buscados, junto aos estéticos — como a cor e os acessórios externos. Dentro dos acessórios de estética, as rodas despertam o interesse de muitos compradores — e já vem de série em praticamente todos os novos lançamentos.

As rodas são responsáveis por dar mais identidade ao carro, além de dar um toque de personalidade. No entanto, para que elas cumpram esse papel, é muito importante que você tome algumas precauções, principalmente quando se trata de rodas de liga leve.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a conservar as rodas de liga leve do seu carro sempre em boas condições. Confira!

Conheça os cuidados básicos de limpeza

Quem tem ou pretender adquirir um veículo com rodas de liga leve, deve adotar uma série de cuidados básicos para que elas fiquem sempre com um bom aspecto. A liga leve é mais sensível que as tradicionais rodas de aço. Assim, até uma simples lavagem feita de forma errada ou com os produtos inadequados pode danificá-las.

O ideal é que a limpeza das rodas seja feita com frequência, evitando que se deixe acumular muita sujeira sobre elas. Na hora de lavar não tem segredo: basta remover o excesso de sujeira com água corrente e, em seguida, passar um pano úmido. Isso ajudará a conservar as rodas de liga leve do seu veículo por um bom tempo.

Atente-se ao meio-fio

O meio-fio é um dos maiores causadores de danos às rodas, já que é muito comum, ao estacionar, acabar colidindo com a guia e arranhá-las. Por isso, na hora de estacionar, não hesite em dar aquela conferida no retrovisor. Procure sempre parar a uma distância adequada, pois pode acontecer de você ter que virar a direção com o carro parado na hora de sair — e acabar fazendo com que a roda raspe na guia.

Tome cuidado com os buracos na pista

Os buracos também entram como grandes vilões das rodas de liga leve. Por serem mais frágeis que as rodas convencionais de aço, choques contra buracos ou obstáculos na pista podem comprometer seriamente a estrutura de uma roda. É muito comum esses eventos causarem amassados, trincas e até mesmo perfurações nas rodas.

Nesse tipo de situação, é importante fazer uma análise mais minuciosa dos danos. Deve-se sempre buscar a ajuda de estabelecimentos especializados e que terão os recursos humanos e tecnológicos capazes de identificar se o dano causado pode ser reparado ou se a roda deve ser descartada, pois não é mais segura.

Um exemplo dessa situação foi o que o causou a morte do cantor Cristiano Araújo, em um acidente automobilístico, em que ficou constatada a falha estrutural em uma das rodas da Land Rover Range Rover Sport que transportava o cantor, em razão de um reparo feito de forma não recomendada.

Entendeu como conservar as rodas de liga leve do seu carro? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui