O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a proposta da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), elaborada pelo Ministério das Cidades, que poderá ser acessada por meio de aplicativo no smartphone.
Disponível a partir de fevereiro de 2018, a versão digital terá o mesmo valor da impressa, porém oferecendo mais praticidade ao usuário e será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital.
Com a CNH digital, os agentes de trânsito também poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que ainda está em fase de testes. O documento físico continuará sendo emitida e usada normalmente.
Como vai funcionar
• Cadastro – Para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, o usuário realizará o cadastro no Portal de Serviço do Denatran e confirma seu email com o uso de certificado digital.
• Ativação do cadastro – Em seguida, o cadastro deve ser ativado através de um link que será enviado ao e-mail do motorista. A ativação deverá ser feita pelo aparelho onde o motorista deseja ter sua CNH digital.
• Segurança – No primeiro acesso, será preciso criar um PIN (código) para armazenar os documentos com segurança. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.
• Bloqueio – O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo, caso o celular seja extraviado e assim impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos. Para solicitar o bloqueio o usuário deve acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)