A manutenção do sistema elétrico é muito importante para todos os tipos de veículos, mas quando se trata de um carro importado os cuidados ao dar a carga na bateria devem ser redobrados. Há alguns anos, as baterias demandavam mais energia com a partida do carro, luzes de sinalização e apoio elétrico para algumas funções do motor.
Hoje a situação mudou completamente. Os sistemas eletrônicos cresceram bastante dentro e fora dos carros de luxo. Com isso, a necessidade por energia elétrica aumenta a cada avanço tecnológico.
Além dos mecanismos de segurança e apoio à direção, os equipamentos de conforto e conveniência também precisam de muita energia elétrica.
Algumas funções em um carro importado que necessitam de energia elétrica
Começamos com os “básicos” vidros, travas e espelhos elétricos, comando elétrico de abertura de porta malas-malas, bancos elétricos, ar-condicionado digital de dupla zona, centrais de multimídia com GPS, Bluetooth, DVD e TV digital, sensores de estacionamento, sistemas de auto-nivelamento de faróis xênon, aquecimento de bancos, entre outros.
A lista continua ainda com volante multifuncional, teto-solar basculante, freios com ABS, sistemas do programa de estabilidade eletrônico, direção com assistência elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, redes digitais de comunicação, sistemas eletrônicos para controle da injeção, gerenciamento eletrônico do câmbio automático, entre outros novos itens presentes nas linhas mais atuais dos carros.
O que muitos não sabem é que quando a bateria descarrega, o mais indicado a se fazer é dar uma carga na bateria com ela fora do carro, para depois ser acoplada novamente, ao invés de fazer a famosa “chupeta”.
Confira o vídeo do quadro “Pergunte aí” e veja as recomendações de um especialista para cuidados com a bateria. Aproveite e entre no nosso canal no YouTube para acompanhar nosso material!