Caoa investe na criação de marca própria para o mercado brasileiro

Será que o Brasil vai ter um carro 100% nacional? Se depender da Caoa, é essa a ideia. A empresa está empenhada na criação de uma marca própria de veículos para atender o mercado brasileiro. 

Com um foco no desenvolvimento local de produtos e na construção de uma rede de fornecedores nacional, a empresa liderada pelo CEO Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho planeja investir significativamente nessa nova empreitada, embora o valor exato do aporte ainda não tenha sido revelado. Há também a perspectiva de uma possível abertura de capital na bolsa no futuro.

No ano passado, a companhia anunciou um investimento de R$ 3 bilhões em sua fábrica em Anápolis, GO, onde já produz modelos Caoa Chery e Hyundai. Este investimento abrange a modernização das linhas de montagem e a expansão da capacidade produtiva. Andrade Filho destaca que a unidade tem potencial para produzir até 150 mil veículos por ano, com a expectativa de aumentar a produção de 35 mil unidades no ano passado para 65 mil unidades em 2024.

Caoa Chery Tiggo 8 PHEV

É importante ressaltar que a introdução de uma nova marca de veículos não implicará no encerramento das parcerias existentes com Chery, da China, e Hyundai, da Coreia do Sul. Andrade Filho afirma que a nova marca será uma adição estratégica ao portfólio da empresa, com foco na produção nacional, representando um novo braço de atuação no mercado automotivo.

Embora os detalhes específicos do portfólio da nova marca não tenham sido divulgados, Andrade Filho sugere que o primeiro modelo lançado possa ser um SUV, crossover ou picape. Ele destaca que a empresa possui uma equipe local com mais de cem engenheiros qualificados para o desenvolvimento, que pode durar de dois a três anos, e que estão abertos a parcerias com empresas brasileiras para impulsionar o processo.

A compra de novas ferramentas e a implementação de novas tecnologias na fábrica de Anápolis já estão em andamento como parte do processo de desenvolvimento. Um dos objetivos é estabelecer uma área de prensa na unidade, visando aprimorar a capacidade de produção e inovação da empresa.

Leia mais

Últimas Notícias