Na hora de abastecer o carro, a preocupação em relação com o consumo de combustível sempre aparece. Quantos quilômetros serão rodados com a quantidade de combustível que está no tanque? Qual será o rendimento real do veículo?
Esses questionamentos estão presentes na vida dos motoristas, que buscam uma forma de rodar mais com a menor quantidade de combustível possível.
Os automóveis mais novos possuem computadores de bordo, equipamento que calcula e mostra ao condutor a quilometragem a ser rodada com a quantidade de combustível que está no tanque.
Além disso, também existem sistemas eletrônicos que informam se o modo de direção está favorecendo ou não o consumo de combustível.
Porém, ainda que haja esses recursos, o motorista pode contribuir com pequenas ações para ajudar no consumo de combustível e para prolongar a vida útil do veículo. Quer saber como? Então leia até o fim!
Veja ofertas de carros com computador de bordo no UsadosBR
Dê atenção especial aos pneus
Os pneus são muito importantes para o bom rendimento do automóvel, por isso, merecem atenção especial. Devem ser calibrados sempre de acordo com as especificações do manual do fabricante, e após realizar qualquer tipo manutenção no carro, recomenda-se que se faça o alinhamento e o balanceamento do veículo.
Considere manter os pneus originais, com as medidas recomendadas pelo fabricante. O uso de rodas de tala grande, com pneus maiores, pode causar uma diferença enorme na hora de dirigir.
Com mais borracha em contato com o asfalto, maior é o atrito e a força que o motor precisará para mover os pneus, aumentando assim, o consumo de combustível. Confira as nossas 10 dicas para conservação dos pneus.
Realize as trocas de marcha na hora certa
De acordo com especialistas, o procedimento de troca de marcha deve ser realizado entre 2.000 e 2.500rpm.
Nessa rotação, a pressão sobre o pedal do acelerador é bem menor, fazendo com que somente o combustível necessário seja enviado ao motor para dar potência às rodas, sem exagerar na aceleração ou gerar solavancos.
Quando o ar-condicionado estiver ligado, considere trocar a marcha entre 2.500 a 3.000rpm.
Use o ar-condicionado com consciência
Possuir um sistema de refrigeração é questão de conforto e tornou-se um item indispensável no trânsito das grandes cidades.
Todavia, ao utilizar o equipamento, o consumo de combustível tende a ser maior em cerca de 10%. Por isso, em estações mais frias, considere usar com menos frequência o ar-condicionado do seu carro.
Faça uma revisão geral no carro sempre que possível
Para otimizar o consumo de combustível, realize com regularidade uma revisão no seu carro. Os filtros de ar, os cabos de vela, as velas de ignição, os freios e até mesmo o óleo do motor devem ser revisados, e no caso de desgaste ou mau funcionamento, substituídos.
Os itens do motor devem estar sempre em dia. Um filtro de ar sujo pode comprometer tanto o consumo quanto o desempenho do veículo. O óleo do motor, quando vencido, além de colocar em risco toda a integridade do sistema, pode aumentar o consumo.
Os freios, se mal regulados, podem contribuir para a diminuição da autonomia do carro. Além disso, uma roda presa com o freio desregulado pode causar, além de aquecimento, um peso a mais a ser puxado no seu veículo.
Fazendo a revisão com frequência, certamente o consumo de combustível ficará dentro do que é esperado pelo fabricante. Veja nosso post explicando os 5 sinais que mostram que já está na hora de fazer a revisão do carro.
Escolha corretamente o combustível a ser utilizado
Todo mundo que possui carro flex uma hora ou outra se pergunta se é melhor abastecer com gasolina ou com álcool. O cálculo rápido para isso é bem simples: basta dividir o valor do litro do álcool pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, é mais vantajoso abastecer com álcool. Se for maior, opte pela gasolina.
Porém, vale lembrar que o consumo varia de veículo para veículo. Esse cálculo rápido só é válido para casos em que se precisa decidir momentaneamente.
Agora você já sabe um pouco mais sobre consumo de combustível e como melhorar o rendimento do seu automóvel. Ainda resta alguma dúvida? Deixe um comentário!
Você também pode gostar de ler:
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (blog.usadosbr.com)