5 dicas para valorizar o seu veículo com cuidados simples

Seu carro é um patrimônio que você possui e é muito importante que você cuide bem dele. Afinal de contas, ele não será seu para sempre e, na hora da venda, ter um carro bem cuidado fará toda a diferença. Investir um tempo para a manutenção do seu carro vai valorizar o veículo e garantir um bom negócio no futuro.

Veja alguns cuidados simples para manter o seu carro sempre com aparência de zero quilômetro:

Abasteça com combustível de qualidade

O combustível que você utiliza no abastecimento do seu carro é fundamental para o bom funcionamento do motor. Se você sempre estiver atrás de postos mais baratos, que vendem gasolina ou etanol de baixa qualidade, em pouco tempo seu carro estará com consumo alto, desgaste de peças e, consequentemente, menos vida útil.

Escolha um posto de confiança, com boa reputação, e tente manter uma rotina de abastecer sempre nele. A cada quatro tanques, abasteça um com gasolina aditivada, para manter as peças do seu motor funcionando corretamente.

Faça todas as revisões recomendadas

Quando retiramos um carro da concessionária, é comum que o levemos apenas para fazer as primeiras revisões, para não perder a garantia. A maioria das pessoas não liga para a manutenção preventiva, deixando para procurar uma oficina apenas quando o carro apresenta problemas.

O manual do proprietário traz a quilometragem programada pela fábrica para realizar as revisões. Se você respeitar esse prazo, terá sempre o seu carro funcionando corretamente. Além disso, vai evitar prejuízos futuros, pois consertos fora de hora sempre saem mais caro.

Cuide da limpeza

Você não precisa lavar o seu carro todos os dias, mas é importante mantê-lo limpo para valorizar o veículo. A sujeira acumulada é mais difícil de ser removida, portanto esteja sempre em dia nesse quesito.

Para lavar o carro, procure empresas que façam o serviço sem utilizar água, pelo menos uma vez por mês. Na parte interna, você mesmo poderá fazer a limpeza, utilizando um pano úmido sobre o painel e nas portas e um aspirador de pó para os bancos e carpetes. Os tapetes podem ser lavados com água e sabão.

A cada seis meses, aplique cera para proteger a lataria. Se você mora na praia, faça isso a cada três meses, para evitar os efeitos nocivos da maresia.

Compre peças originais

Quando for equipar seu carro, procure a concessionária para comprar peças originais. Elas foram projetadas para aquele veículo e não irão prejudicar o funcionamento dele ao longo do tempo.

Além disso, se o seu carro estiver na garantia, você poderá perdê-la caso instale uma peça não indicada pelo fabricante.

Tenha cuidado ao dirigir

A maneira como você dirige o seu carro acaba afetando o funcionamento e a durabilidade dele. Hábitos como frear e acelerar bruscamente, descansar o pé no pedal da embreagem, raspar em guias na calçada, andar com o combustível na reserva e outros, são nocivos ao funcionamento do carro e diminuem muito a sua vida útil.

Se você divide o carro com mais alguém da família, tente andar como passageiro enquanto um deles estiver dirigindo e observe se você pode dar algumas dicas para melhorar a condução e, consequentemente, valorizar o veículo.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Últimas Notícias