7 dicas de cuidados com o carro na praia

O Carnaval está chegando e por isso, muitas pessoas planejam aquela viagem à praia para aproveitar a folia com os amigos ou família. 

Porém, o motorista deve prestar atenção em alguns detalhes para proteger o veículo que fica exposto  a fatores que podem prejudicá-lo, como areia, sol e maresia.

Por isso, separamos 7 dicas que vão ajudar a evitar problemas com o carro na praia:

Cuidado com a capa

Na região litorânea, a melhor forma de evitar que o carro pegue maresia é guardando-o em ambiente coberto e fechado, pois a principal vítima da maresia são os metais. 

Uma alternativa é utilizar capas para cobrir o automóvel, porém é importante que a capa esteja simples e livre de partículas de areia, pois podem riscar a pintura do veículo. 

Atenção: a capa deve ser retirada com frequência para que não acumule umidade sobre a lataria, favorecendo o temido processo de corrosão.

Evite parar o carro muito próximo ao mar

Parar o carro próximo ao mar, deixa ele propício aos efeitos mais intensos da maresia. Pois, com o quebrar das ondas a névoa úmida e salgada se espalha afetando diretamente tudo o que estiver nas redondezas.

Por isso, estacionar o carro afastado da orla ajuda a proteger as partes metálicas contra a corrosão. 

Dê atenção ao interior do veículo

Além de proteger o exterior do veículo contra a maresia, é necessário cuidado com o interior do carro. 

O acúmulo de areia também é um problema para aqueles que usam o carro nas praias, principalmente para quem tem criança. 

Por isso, é preciso utilizar um aspirador de pó no banco e chão quando retornar da praia. 

Atenção também aos bancos, que por muitas vezes ficam úmidos, por causa das roupas de banho que ficam molhadas. Para limpar é importante investir em produtos específicos para a limpeza dos estofamentos. 

Não deixe acumular areia no interior do veículo

Cuidado com os pneus 

O carnaval acontece no verão, e geralmente, as cidades litorâneas são mais quentes. Por conta disso, os pneus acabam se desgastando mais rapidamente.

Para diminuir o efeito, mantenha a calibragem correta dos pneus.

Combustível adulterado 

Cuidado com o combustível adulterado. Fuja de posto de gasolina com preço muito baixo e solicite sempre a nota fiscal de abastecimento.

Filtro do Ar condicionado

Calor, carro cheio, ar condicionado no máximo. Com isso, o filtro fica sujo mais rápido.

Sendo assim, sempre confira a situação dos filtros do ar-condicionado e substitua sempre que necessário. 

Lavagem completa

Para retirar os resíduos da maresia e areia, efetue uma boa lavagem no veículo logo ao retornar do litoral, incluindo a parte inferior do carro com produtos neutros. 

Na lavagem não se aplica óleo ou vaselina na parte inferior do automóvel porque, além de agredir as borrachas, os produtos permitem que a sujeira e partículas grudem no veículo.

O que você faz mais para cuidar do seu carro na praia? Deixe as dicas nos comentários. 

Últimas Notícias