Publicidade

Para escolher o carro certo pode ser necessário abrir mão de alguns desejos e focar nas necessidades. Comprar o veículo somente pela estética ou por status do modelo pode ser um erro que futuramente vai trazer enorme arrependimento, ou, até mesmo grandes despesas.

O comprador que procura o automóvel considerando somente a atração ou a primeira impressão tem grandes chances de acabar excedendo o seu orçamento com um gasto que não tem condições de arcar. Ou pode se ver futuramente com a necessidade de trocá-lo, mas sem possibilidade por não dispor de mais verba ou estar em meio a um compromisso de anos de parcelas.

Para evitar problemas no momento da aquisição, separamos cinco dicas para você optar pelo veículo perfeito considerando o que precisa e suas condições. Confira:

Definir o tipo de automóvel

A primeira decisão que o motorista deve tomar é sobre o tipo de carro que atenda melhor ao seu perfil e às suas necessidades. Portanto, inicialmente deve-se decidir se a aquisição será: um hatch, sedã, picape, utilitário ou minivan.

É muito importante fazer algumas considerações nessa hora, como, por exemplo: se você é solteiro, casado, tem filhos, viaja com o veículo ou usa somente na cidade.

Depois de feita a escolha, o comprador pode começar a pesquisar dentre as montadoras existentes no país quais são os modelos oferecidos e como se adéquam melhor ao tipo pretendido.

Estabelecer a faixa de preço

Essa provavelmente deve ser a decisão mais importante. Pois é impressionantemente comum encontrar pessoas com dificuldades de pagar as prestações do financiamento automotivo.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, o motorista necessita verificar minuciosamente seu orçamento. Então, é fundamental que se avalie com calma o valor do automóvel, da entrada, dos juros e das prestações do financiamento.

Recomendamos não fazer uma dívida que comprometa grande parte da renda mensal. Caso isso ocorra, opte por um veículo de preço baixo, para que o parcelamento não o faça passar por dificuldades na ocorrência de gastos inesperados.

Não escolher o carro certo julgando somente pela aparência

A opção por qual veículo comprar não deve ser feita centrada somente na aparência ou no design. Existem diversos fatores aos quais deve-se atentar.

Publicidade

Leve em consideração a marca e sua confiabilidade, o número de concessionárias próximas, os itens de série e opcionais e demais detalhes técnicos.

Pesquise os gastos de manutenção

Não se esqueça de que comprar um carro não é somente quitá-lo ou financiá-lo e sair dirigindo.

Para rodar com o veículo é necessário pagar uma série de impostos pertinentes à sua legalização, como IPVA e DPVAT. Além disso, para mantê-lo é preciso arcar com as revisões, custos de manutenção de rotina, gasolina e com a contratação de uma apólice de seguro para protegê-lo de imprevistos.

É muito importante que o adquirente pesquise todas essas questões coloque-as no papel. Ter conhecimento de tais despesas juntamente com as prestações do financiamento automotivo será um fator decisivo para a viabilidade ou não da aquisição do carro.

Para ajudá-lo na escolha, veja quais são os carros mais econômicos de 2016.

Veja se vale a pena comprar um seminovo

Com o alto preço dos carros novos o número de pessoas que busca por modelos seminovos tem crescido significativamente. E em muitos casos estas pessoas conseguem encontrar um modelo com poucos anos de uso, completo e que forneça muito conforto pelo preço de um carro popular novo.

Antes tomar sua decisão não deixe de pesquisar por modelos usados e ver se vale a pena comprar um modelo seminovo. Se a sua escolha for por algum destes carros, não deixe de verificar informações e a procedência do veículo.

Realizar um test drive antes de fechar negócio

Antes de bater o martelo e concluir a compra é muito importante que o cliente dê uma volta no veículo para conhecê-lo melhor e ver se realmente o modelo atende a todas as suas expectativas. Isto vale tanto para carros novos, como seminovos. O test drive também pode ser um fator decisivo na hora da decisão final, principalmente se o cliente estiver na dúvida entre alguns modelos.

Nossas dicas foram úteis para você escolher o carro certo? Então, compartilhe nas redes sociais e auxilie seus amigos e seguidores.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui