Publicidade

Para quem vai comprar ou vender um carro usado, analisar a vida útil do veículo é uma das principais condições para fazer um bom negócio.

Como existem inúmeros fatores que influenciam na desvalorização do automóvel, vamos explicar neste post alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de escolher o seu veículo ou de definir o quanto vale o seu usado para uma possível venda. Confira!

Faça manutenções periódicas

O seu carro usado pode até ter mais de dez anos de existência, mas o que definirá mesmo o seu valor é a conservação em relação aos demais veículos produzidos no mesmo ano.

E como conservar o carro? Por meio da manutenção preventiva. Quem cuida do veículo da maneira adequada prolonga a vida útil do carro e consegue valores melhores na hora da venda.

Por meio de medidas como fazer as revisões periódicas, trocar o óleo sempre no período correto, observar e combater possíveis ruídos e utilizar o veículo conscientemente é possível evitar desgastes.

Analisar frequentemente as condições dos pneus, calibrando-os regularmente, e evitar que o carro fique muito tempo exposto ao sol são outras atitudes que contribuem para valorizá-lo. Andar sempre com o tanque longe da reserva também afasta desgastes desnecessários.

Quem dirige defensivamente, fugindo de buracos e locais inadequados, como estradas rurais repletas de pedras e desníveis, consegue manter a carroceria em melhores condições. Para isso, também é fundamental realizar o alinhamento e o balanceamento.

Além disso, é importante ser cauteloso com o uso do veículo e manter a pintura sempre bem cuidada, encerando e evitando o contato com situações adversas.

Analise a depreciação

Apesar dos carros perderem valor de mercado assim que saem das concessionárias, existem modelos que se desvalorizam menos, como os populares.

Carros importados têm perda maior no valor de negociação, que pode cair em até 50% comparado ao preço pago na concessionária. Já os carros usados com três a cinco anos de uso têm menor perda e são mais fáceis de vender.

Publicidade

Geralmente, cores chamativas não agradam tanto aos compradores. Por isso, veículos de cores neutras como prata, preto ou branco depreciam menos.

Uma dica importante é observar o quanto você está gastando nas manutenções. Se os valores vêm aumentando gradativamente, isso pode ser um mau sinal, pois indica que seu carro usado está cada vez mais desvalorizado.

Se os gastos com o mecânico estiverem ultrapassando 10% do valor total do veículo, é hora de pensar seriamente em trocar o seu carro usado.

Considere a quilometragem

Apesar de não ser uma regra, a quilometragem do carro usado é um bom sinalizador sobre a sua vida útil.

Teoricamente, quanto mais rodado, maiores serão os futuros problemas com mecânica, elétrica, funilaria e afins. Afinal, o uso constante tem impacto direto nas peças e componentes, diminuindo as possibilidades de um negócio ser fechado rapidamente.

Entretanto, a maneira de dirigir de cada proprietário e o cuidado destinado ao automóvel influenciam muito na sua conservação, mesmo que o carro tenha um hodômetro com alta quilometragem. Por isso, vale a pena consultar um mecânico para verificar as reais condições de um carro usado que já rodou bastante. Muita gente prefere não arriscar, mas fazer uma análise aprofundada pode mudar sua opinião!

Invista na vida útil do seu carro usado

Mesmo que o seu carro usado tenha muitos anos de existência, quanto mais cuidado você tiver com ele, maiores serão as oportunidades de conseguir um bom valor de mercado em uma possível troca ou venda.

Para isso, a manutenção periódica é fundamental. Afinal, quanto mais cedo pequenos problemas forem solucionados, menos desgastes acontecerão no futuro. Como o carro reflete o comportamento dos donos, seguir os cuidados listados acima certamente contribuirá para você fazer bons negócios!

Você gostou deste post? Tem interesse em prolongar a vida útil do seu carro usado? Então deixe aqui o seu comentário!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui