Veículos eletrificados aceleram no Brasil e batem recorde no 1º trimestre

O mercado brasileiro de veículos eletrificados vive um momento de grande ebulição. O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por um crescimento exponencial, com aumento de 145% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho coloca março como o segundo melhor mês da história em termos de emplacamentos, com 13.613 unidades comercializadas, conforme dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Investimento em infraestrutura, incentivos governamentais e uma oferta cada vez maior de modelos são alguns dos fatores que impulsionam essa trajetória ascendente. Além disso, as campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras têm contribuído para espalhar ao público os benefícios dos veículos elétricos.

Veículos plug-in assumem a liderança

Os veículos elétricos plug-in (BEV+PHEV) consolidaram sua liderança no mercado brasileiro, com 68% dos emplacamentos no primeiro trimestre. Isso significa que, pela primeira vez, mais de 5% dos veículos vendidos no país são eletrificados, um marco histórico que demonstra a rápida maturação do setor.

Destaque para os 100% elétricos

Os BEVs 100% elétricos foram os grandes protagonistas do trimestre, com um aumento impressionante de 614% nas vendas. Esse crescimento exponencial evidencia a crescente demanda por modelos que oferecem zero emissão de poluentes e uma experiência de condução mais sustentável.

Veículos eletrificados em alta

No primeiro trimestre, a participação de mercado dos eletrificados de todas as tecnologias (BEV+PHEV+HEV+MHEV) sobre o total das vendas domésticas no período foi ainda mais alta: 7,5% (36.090, sobre 483.303 – Fenabrave).

BYD, Toyota e GWM lideram o mercado

A BYD se consolidou como a líder do mercado de eletrificados no Brasil, com 14.939 unidades emplacadas no primeiro trimestre. A GWM e a Toyota completaram o pódio, com 5.735 e 5.049 emplacamentos, respectivamente.

Modelos mais vendidos

Já os cinco modelos mais emplacados no 1º trimestre de 2024 foram:

1º – SONG PLUS GS DM / BYD (PHEV)

2º – DOLPHIN GS 180 EV / BYD (BEV)

3º – DOLPHIN MINI GS EV / BYD (BEV)

4º – HAVAL H6 PREM / GWM (HEV)

5º – SEAL AWD GS 590 EV / BYD (BEV)

Novo Toyota RAV4 2023 Híbrido

Leia mais

Últimas Notícias