Revisão automotiva garante viagem segura

O mês de julho está chegando e com ele as tão esperadas férias. É momento de planejar o destino e seguir viagem para curtir alguns bons dias de descanso. Muitos viajam de avião, mas há também quem não abre mão de pegar a estrada com a família ou amigos e é aqui que entra a tão importante revisão automotiva para uma viagem segura.

Para que a road trip seja bem aproveitada é necessário tomar alguns cuidados com o carro para que nenhum imprevisto tire o sossego e atrapalhe o percurso. Revisar alguns itens do automóvel faz parte dos cuidados essenciais antes de pegar a estrada: freios, óleo, pneus, entre outras coisas, precisam estar em ordem para que a viagem de férias só deixe boas recordações.

Preparamos uma lista de alguns itens que devem ser checados durante a revisão automotiva e é bom lembrar que tudo deve ser feito com antecedência, já que pode ser necessária a troca de algum equipamento que demanda um pouco mais de tempo.

O que checar na revisão automotiva para uma viagem segura:

Lâmpadas e painel: Faça uma checagem completa nas lâmpadas do seu carro. Verifique faróis, luz de freio e ré, setas e lanternas. Veja também limpadores e lavadores do para-brisa e vidro traseiro, além de conferir a água do reservatório. Providencie a troca caso algum destes itens não estejam funcionando. Dê uma olhada no painel do carro e certifique também de que tudo está em perfeito estado.

Itens de emergência: triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor devem estar dentro do prazo de validade e em bom estado de conservação. Confira e aprenda com antecedência como usá-los.

Pneus: Certifique o nível da calibragem dos pneus, que deve ser feita de acordo com as instruções do fabricante. Os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade, do contrário, são considerados como pneus carecas e podem causar acidentes. Troque imediatamente e não se esqueça de calibrar e olhar também as condições do estepe.

Bateria: A maioria das pessoas só se lembra da bateria quando o carro não funciona. Lembre-se de checar este item também.

Fluidos: na revisão automotiva é muito importante checar nível e prazo de validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros. Se vencidos, providencie a troca. Líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Óleo abaixo do nível ou vencido pode danificar o motor e ainda aumentar o gasto de combustível.

Alinhamento e balanceamento: fique de olho em sinais como vibração volante ou carro “puxando” para um dos lados. Em caso positivo, é hora de fazer o alinhamento e balanceamento do veículo. Mas não espere os sinais aparecerem, antecipe-se e já faça logo a revisão automotiva. Aproveite também para checar as condições da suspensão do carro. É importante verificar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes.

Com tudo isso checado e aprovado é só fazer as malas e curtir, além de belas paisagens na estrada, os dias de folga e diversão. Boa viagem!

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias