Acordo prevê investimentos, produção local e distribuição de modelos híbridos
O Renault Group e o Geely Holding Group anunciaram nesta segunda-feira (17) um novo acordo para fortalecer sua cooperação estratégica no Brasil. A parceria visa ampliar a produção e comercialização de veículos zero e de baixas emissões no país, por meio da Renault do Brasil.
Como parte do acordo, a Geely Holding investirá na Renault do Brasil, tornando-se acionista minoritária. Esse movimento permitirá que a empresa chinesa tenha acesso à infraestrutura de produção local, bem como à rede de vendas e serviços da Renault. No entanto, a concretização do negócio ainda depende da assinatura dos contratos definitivos e das aprovações regulatórias necessárias.
A nova parceria também prevê o uso das duas fábricas do Renault Group no Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, no Paraná. As instalações serão utilizadas para fabricar os novos modelos da Geely e da Renault, além da linha atual de veículos da marca francesa.
No âmbito comercial, a Renault do Brasil assumirá a distribuição do portfólio de veículos eletrificados e de baixas emissões da Geely no mercado brasileiro. A fabricante chinesa poderá aproveitar a experiência e a força de vendas da Renault para acelerar sua expansão no país, que é o principal mercado automotivo da América do Sul.

Já existia essa parceria?
Essa não é a primeira colaboração entre as duas empresas. Renault e Geely já são parceiras na joint venture Horse, dedicada à produção de motores, incluindo os propulsores 1.0 e 1.3 turbo que equipam modelos como Renault Kardian e Duster. Além disso, na Coreia do Sul, a Geely detém 34% das ações da Renault e, dessa parceria, surgiu o Grand Koleos, um SUV híbrido plug-in.
Leia mais
- VW Tera é flagrado sem disfarces antes do lançamento oficial
- Renault e Geely expandem parceria estratégica para produção de veículos no Brasil
- Carros mais procurados para compra em Janeiro de 2025
- Fiat Toro Ultra retorna ao mercado como topo de linha entre as versões flex
- Vendas de veículos usados em Janeiro ultrapassam 1,2 milhão de unidades