A FCA (Fiat Chrysler Automóveis do Brasil) chamou 710 unidades da Ram 2500, anos/modelo 2019 e 2020. Já a Toyota, convocou 570 unidades do RAV4 Hybrid, fabricados entre setembro e outubro de 2019 para recall.
O recall de carros é o procedimento que solicita a devolução de um produto que está no mercado e apresentou falhas. Uma vez que a empresa descobre o problema, ela chama de volta o lote ou toda a linha de produtos que precisam de solução e faz os devidos reparos gratuitamente.
É importante ressaltar que o não comparecimento a uma campanha de recall, em um ano, desde o início da chamada, será mencionado no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) do veículo, conforme novas regras para recalls de outubro do ano passado.
Portanto, confira abaixo os detalhes dos veículos envolvidos:
Recall da Ram 2500 por aumento de pressão
De acordo com a fabricante, a campanha de Recall foi feita pois há o risco de aumento de pressão e temperatura no interior da transmissão. Com esse aumento, o óleo pode vazar para áreas quentes do motor e, com isso, há possibilidade de incêndio.
A FCA afirma que há solução para o problema. No entanto, os reparos ainda estão limitados já que várias empresas estão fechadas, devido a pandemia de Covid-19 .
Assim, após a flexibilização da abertura da economia, os proprietários dos veículos envolvidos serão novamente convocados para realizar o agendamento gratuito. Por isso, é importante ficar atento.
Para solucionar o problema, é necessário substituir a placa separadora do corpo de válvula da transmissão. Além disso, é preciso reprogramar o módulo eletrônico de controle de transmissão dos veículos.
Veja os detalhes dos modelos envolvidos:
- Ram Laramie 2500;
- Anos/modelo: 2019 e 2020;
- Últimos 8 dígitos dos chassis: de KG592302 a LG109935.
Para mais informações, os proprietários podem ligar para o número 0800 730 7060 ou acessar o site oficial da Ram no Brasil.
Está procurando por uma RAM? Confira as ofertas do site usadosBR
Recall da RAV4 por defeito na suspensão dianteira
De acordo com a Toyota, a suspensão dianteira dos veículos envolvidos na campanha de chamamento é composta por braços inferiores que conectam as rodas ao travessão dianteiro do veículo.
Devido a certas condições de produção inadequadas do aço com o qual os braços inferiores foram fabricados, estes componentes poderão apresentar rachaduras que se alastrarão por toda a sua superfície.
Então, se isso acontecer, os braços inferiores podem se separar das rodas dianteiras. Com isso, o motorista pode perder o controle do veículo, causando acidentes, causando danos materiais ao veículo e lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.
A partir do dia 13 de julho, a Toyota realizará a substituição das peças. O tempo de reparo é de aproximadamente 3 horas.
Para isso, o proprietário deverá entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site oficial da Toyota no Brasil.
Veja os detalhes do modelo envolvido no Recall:
- RAV4 Hybrid;
- Datas de fabricação: 25/09/2019 a 25/10/2019;
- Últimos 8 dígitos dos chassis: KD043110 a LD526895.
Lembrando que as campanhas de Recall são gratuitas para o consumidor.
Que tal conferir as ofertas de Toyota RAV4 no site usadosBR?
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)