Com a temporada de fim de ano se aproximando, muitos brasileiros estão se preparando para suas viagens de festas com familiares e amigos. No entanto, é preciso lembrar de realizar a manutenção preventiva antes de pegar estrada e estar ciente das infrações de trânsito que podem resultar em multas e prejudicar a tranquilidade das festas.
Você sabe qual é a infração que mais é aplicada nas estradas e rodovias nas férias de dezembro e janeiro? Se engana, quem pensa que é a infração por dirigir alcoolizado.
A combinação de empolgação e o desejo de chegar rápido ao destino pode levar os condutores a acelerarem mais do que deveriam, resultando em consequências indesejadas.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a multa por exceder a velocidade máxima permitida em até 20% é uma das mais frequentes durante esse período, colocando em risco a segurança dos condutores e de outros usuários das estradas.
Classificada como infração média, a multa tem um valor de R$130,16 e acarreta a perda de 4 pontos na carteira.
É importante ressaltar que as multas de trânsito aplicadas em outros estados ou países são válidas, sendo obrigatório o pagamento e o cumprimento da legislação local. Atualmente, existem acordos e convênios entre órgãos de trânsito de diferentes regiões, permitindo o intercâmbio de informações e a cobrança das infrações em seus locais de origem.
Muitos desconhecem a possibilidade de substituir uma multa de trânsito por uma advertência por escrito em determinadas situações, especialmente em infrações leves ou médias, e quando o infrator não cometeu outras infrações nos últimos 12 meses. Essa alternativa, além de proporcionar uma oportunidade de aprendizado, contribui para a eficiência do sistema de aplicação da lei.
Então, fique ligado na estrada e não leve uma multa nas férias. Apenas lembranças.
Leia mais: