Para cada cinco carros vendidos até o final de 2023, um será elétrico ou híbrido

É notável que ocorreu um aumento significativo na demanda por carros elétricos e híbridos. De acordo com as previsões para este ano, a tendência deve continuar a crescer. Estima-se que, a cada cinco carros vendidos no mundo, um será elétrico ou híbrido.

As vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in devem bater um novo recorde em 2023, avançando para perto de 20% das vendas totais de automóveis, inclusive aqui no Brasil, com a chegada da GWM que vai montar uma fábrica de carros elétricos no interior de São Paulo. As projeções são da Agência Internacional de Energia (AIE).

Essa mudança no comportamento do consumidor é uma resposta ao crescente interesse em soluções de transporte mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Além disso, a evolução da tecnologia e a crescente disponibilidade de opções de carros elétricos e híbridos são fatores que também influenciam a escolha dos consumidores.

O avanço dos carros elétricos é concentrado em três mercados, sendo eles o da China, Europa e Estados Unidos. Nesse grupo, a China salta na frente, com 60% das vendas globais de carros elétricos em 2022. A Europa e os Estados Unidos, o segundo e terceiro maiores mercados, tiveram um forte crescimento, com as vendas aumentando 15% e 55%, respectivamente, em 2022. 

Manufatura das baterias

Até 2030, a participação média de mercado dos carros elétricos e híbridos plug-in nas vendas totais na China, na UE e nos Estados Unidos deverá aumentar para cerca de 60%. Essa mudança de cenário também gera efeitos positivos na produção de baterias e cadeia de suprimentos. O estudo destaca que dentro dos projetos e investimentos já anunciados, a produção de baterias para carros elétricos será mais que suficiente para atender à demanda até 2030, ao menos.

No entanto, a manufatura permanece altamente concentrada, com a China dominando o comércio de baterias e componentes – e aumentando sua participação nas exportações globais de carros elétricos para mais de 35% no ano passado.

China, UE e Estados Unidos sãos os maiores mercado de carros elétricos e híbridos plug-in

E no Brasil?

Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica,, ainda são necessários investimentos para o setor avançar no Brasil. “Estamos observando um progresso significativo no segmento no Brasil, mas ainda é necessário apresentar um plano nacional que crie regras para o segmento e que incentive a indústria nacional”, afirma. O executivo ainda ressalta que um planejamento nacional junto com a conversa com empresários do segmento, pode ser algo que favoreça o crescimento a longo prazo do segmento no Brasil, até deixando mais acessíveis os veículos.

E sobre as baterias, ele ainda destaca: “Temos toda a capacidade de produzirmos baterias nacionais, algo que podemos ver com as recentes conversas no Estado de Minas Gerais. Acredito que com fábricas de montadoras no Brasil e com a produção 100% nacional de baterias, podemos nos tornar protagonistas nesse cenário”.

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer para que a frota de carros elétricos e híbridos seja significativa, o fato de que um em cada cinco carros vendidos será elétrico ou híbrido é um sinal encorajador de que a conscientização sobre a importância da sustentabilidade está aumentando.

Veja também:

Últimas Notícias