Início Dicas O que o consumo de combustível tem a ver com a qualidade...

O que o consumo de combustível tem a ver com a qualidade dos pneus?

Confira algumas dicas e saiba como a calibragem e a qualidade dos pneus podem ser fatores marcantes no consumo de combustível

0
3146

Dos vários detalhes que envolvem economia quando se trata de um veículo, um dos mais importantes é o consumo de combustível. Sempre nos preocupamos com a quilometragem por litro, a qualidade e a pureza do combustível, o estado do motor e do tanque. Mas, às vezes, o consumo pode estar acima do esperado por um fator pouco levado em conta pela maioria das pessoas: os pneus.

Mostraremos, neste post, como a calibragem e a qualidade dos pneus podem ser motivos marcantes no consumo de combustível. Confira!

Comece a economizar ainda na compra

Na hora da troca, procure comprar pneus em locais licenciados e com boa referência. Evite recauchutagens ou somente a troca da banda de rodagem, pois são medidas apenas provisórias.

O pneu vem com letras e números, e saber o que eles significam é importante. Geralmente, o primeiro número indica a largura nominal do pneu, em milímetros. O segundo indica a relação entre altura e largura — quanto menor, mais baixo será o pneu.

Depois vem uma letra, geralmente um ”R”, mostrando que ele é radial. O terceiro número mostra o diâmetro interno em polegadas. Já o quarto mostra a capacidade máxima de carga suportada.

Sendo assim, observe o tamanho, a carga levada e a quilometragem semanal do seu carro para comprar um pneu confiável e duradouro.

Faça o alinhamento e o balanceamento com frequência

Verificar o alinhamento e o balanceamento do carro é importante por diversos motivos. A falta de alinhamento e de balanceamento interfere nos pneus, que, por sua vez, podem acabar aumentando o consumo de combustível.

Sendo assim, faça check-ups regulares no seu veículo, e, notando qualquer irregularidade, procure prontamente uma oficina de confiança. Lembre-se que protelar um problema pequeno pode representar um enorme prejuízo no futuro, além de aumentar o consumo de combustível durante todo aquele tempo em que o problema não foi resolvido. Aproveite para checar também a suspensão do carro.

Calibre sempre o pneu para não interferir no consumo de combustível

Um pneu descalibrado pode aumentar em até 20% o consumo de combustível. Cada modelo tem uma calibragem específica, e varia se o carro está cheio ou não.

O número correto da pressão (em Libras) vem no manual do veículo, além de ser informado em adesivos na parte externa e interna. Pneus dianteiros e traseiros têm calibragens diferentes — lembre-se de observar isso.

Um pneu murcho, por exemplo, irá aumentar a força de arrasto, exigindo mais do motor, e consequentemente, aumentando o consumo de combustível. Um pneu com calibragem maior do que a recomendada poderá consumir um pouco menos, mas perderá em estabilidade, o que não é recomendável.

Procure calibrar os pneus do seu carro pelo menos uma vez a cada quinze dias, e de preferência, antes de rodar muito com o carro — pois quando os pneus esquentam, eles se dilatam, escondendo a real pressão interna.

A perda de ar pode acontecer em razão de um pequeno furo, de uma válvula avariada ou sem tampa, de algum defeito na roda ou até mesmo por um desgaste natural da porosidade da borracha — caso que acontece mesmo em pneus mais novos. Por isso, é necessário calibrar os pneus constantemente.

Agora que você já sabe da importância que os pneus têm quando se trata de consumo de combustível, não deixe de conferir as nossas dicas para conservar seus pneus. Assim, você economiza duplamente, evitando muitos gastos com combustível e ainda aumentando o tempo de vida dos pneus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui