É muito comum ver motoristas com dúvidas sobre o que é cambagem e para que serve. Alguns chegam até a pensar que o procedimento é complicado e se assustam quando são orientados a fazê-lo.
E você, sabe o que é cambagem? Se você já ouviu falar sobre esse procedimento, mas não sabe bem o que é e nem para que serve, leia este artigo até o fim e descubra!
O que é cambagem e para que serve
Cambagem nada mais é do que a centralização do pneu. Na suspensão, o pneu tende a inclinar para um dos lados: direita ou esquerda. Mas, para o carro rodar perfeitamente, os pneus do lado esquerdo e do lado direito devem estar alinhados.
Você também pode ouvir os termos “camber positivo” e “camber negativo”. No caso do positivo, é quando as rodas estão inclinadas para dentro da carroceria. Já quando as rodas estão inclinadas para fora da carroceria, é chamado como camber negativo.
Cada veículo possui uma angulação ideal especificado pelo fabricante e o objetivo é ajudar a estabilidade do automóvel ao realizar esforços laterais que ocorrem no momento de uma curva, para compensar os movimentos de flexibilidade da suspensão, evitar vibrações de média intensidade das rodas para o volante.
Ao passar em um buraco no asfalto ou um impacto forte na roda podem fazer com que o camber saia do ângulo ideal, e o carro necessite fazer uma cambagem.
O pneu denuncia se existe alguma alteração, pois o desgaste é feito de formas diferente. Se ele estiver muito desgastado na parte externa na banda de rodagem, o camber está positivo e no caso do desgaste for maior na parte interna, negativo.
Desta forma, se o carro apresentar este defeito, o ideal é levar o automóvel no seu mecânico de confiança e pedir para que ele identifique a peça que está torta, substitui-la e, por último, efetuar a troca de pneus.
Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?
Alinhamento é o ato de alinhar as rodas ao eixo do carro. Já o balanceamento, é quando as rodas do veículo são balanceadas. Esse balanceamento, por sua vez, pode ser feito retirando a roda do carro e colocando-a em uma máquina.
O processo ainda pode ser feito sem que a roda precise ser retirada do veículo. Porém, alguns especialistas consideram esse tipo de balanceamento ultrapassado, já que pode causar várias deformações no eixo.
O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blog.usadosbr.com)