A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passou por atualizações no seu visual e ganhou novos elementos para reforçar a segurança. Esse novo modelo vai começar a valer no dia 1º de junho deste ano. No entanto, não será preciso correria para atualizar o documento. Assim como as placas do Mercosul, não há necessidade de troca imediata.
De acordo com a resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 13 de dezembro, só adotará o novo padrão, inicialmente, quem renovar a CNH, precisar de uma segunda via do documento, alterar dados ou adicionar categoria, além dos recém habilitados. A nova CNH poderá ser expedida por via física, digital ou ambos, à escolha do condutor.
Além disso, o condutor vai escolher se prefere a nova CNH física, digital ou ambos.
Veja o que muda na nova CNH:
Entre os itens de identificação e segurança, além de fotografia e assinatura, estão novos elementos gráficos com efeitos de fluorescência e reação à luz UV, imagens secretas e hologramas. O QR Code, presente no documento desde 2017, também segue. O código armazenará todas as informações variáveis do condutor, com exceção da assinatura.
Além da aparência completamente atualizada, a nova CNH terá uma tabela com todos os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir. Eles serão identificados por letras e desenhos das carrocerias.
Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.
Veja como vai ficar:

- Hyundai lança linha 2025/26 do HB20, HB20S e Creta com Bluelink de série
- Renault Boreal: novo SUV médio da marca será produzido no Brasil e mira rivais como Compass e Corolla Cross
- Volkswagen revela três conceitos elétricos no Salão de Xangai 2025
- Novo Fiat Cronos 2026: Confira as novidades, versões e preços
- Leapmotor confirma SUV elétrico B10 no Brasil
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista Usadosbr (blog.usadosbr.com)