Você sabia que as mulheres são mais cuidadosas no trânsito?
Conforme levantamento realizado pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga – SP), em 2022, dos 3.361 condutores que morreram em decorrência de acidentes de trânsito, 92,7% eram homens, enquanto apenas 7,3% eram do sexo feminino.
Quando considerado o número total de mortes, incluindo passageiros e pedestres, esse índice chega a 82,5% de homens e 17,5% de mulheres.
Apesar dos homens serem a maioria dos motoristas habilitados no País, a diferença é bem menor do que a proporção de vítimas. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), há 77,5 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) ativas, das quais 50,3 milhões (65%) pertencem ao sexo masculino e 27,2 milhões ao feminino (35%).
Outro fator que reforça a excelência das mulheres como motoristas é o índice de multas. Segundo estatísticas do aplicativo Zul+, da Estapar, 79% das multas pagas pelo app são cometidas por homens, contra 21% das mulheres, número abaixo, proporcionalmente, à quantidade de usuárias da plataforma (37%).
Quer comprar um carro novo? Visite os classificados do Usadosbr, clique aqui!
Com esses dados é possível verificar que as mulheres são mais cautelosas e respeitam mais as leis de trânsito. As motoristas mulheres são mais educadas, dirigem dentro da velocidade regulamentada e são mais ponderadas.