Mobilidade elétrica está em alta no Rio Grande do Sul

A mobilidade elétrica está em crescimento no Rio Grande do Sul. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), o estado gaúcho teve um crescimento de 35%, em comparação aos sete meses do ano passado. 

O Rio Grande do Sul ainda fica atrás de cidades como São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Paraná, enquanto o assunto é mobilidade elétrica. 

Atualmente o estado conta com quase 4 mil veículos elétricos, de acordo com o último levantamento informado pela Secretaria Estadual da Fazenda, dos quais a maioria são veículos utilitários. Ainda, segundo pesquisa no site PlugShare, especializado em informar pontos de recarga de veículos elétricos, o Estado possui 14 pontos de recarga. 

Visando a aceleração e expansão da mobilidade elétrica, a HCC Energia Solar, uma das maiores geradoras de energia solar do sul do país, tem investido em eletropostos que contam com instalações para carregamento de veículos elétricos capazes de carregar o carro em até 3 horas, na unidade de Santa Maria, por exemplo.

HCC Energia Solar Posto elétrico HCC Energia Solar em Ibirubá, RS

Para Larissa Mielke, engenheira de energia e responsável pela comercialização dos carregadores elétricos da HCC Energia Solar, a expectativa é que a aderência a esta modalidade de mobilidade aumente de maneira expressiva nos próximos anos.

“Além da questão da sustentabilidade, que cada vez preocupa mais as nações, há de se considerar também a eficiência energética, que pode impactar, entre outras coisas, na economia de abastecimento, ou seja, no bolso do consumidor”, explica Larissa Mielke.

Um dos grandes problemas para os veículos elétricos no Brasil é a carga tributária, porém o Governo Federal tem procurado, por meio de isenção de impostos sobre a importação desses veículos, reduzir o custo de aquisição para incentivar a população a aderir a esta modalidade.

Por outro lado, os carros movidos a combustível fóssil possuem maior gasto. O carro a combustão consomem, em média, R$ 0,31 a cada quilômetro percorrido contra apenas R$ 0,11 para veículos elétricos, o custo com as manutenções do veículo também são bem menores, já que não necessitam de manutenções com filtro de ar e óleo, correias dentadas, velas de ignição, etc, além de haver, nos veículos elétricos, um desgaste menor das demais peças que compõem o veículo.

Mielke explica ainda que a população pode ter, dentro de sua própria casa, carregadores de veículos elétricos, com um custo bastante baixo, por meio da instalação de painéis fotovoltaicos (painéis solares), que produzirão a energia elétrica necessária para alimentar toda a residência e ainda o carregador do veículo.

A engenheira conta ainda que, a partir de fevereiro do corrente ano, a HCC Energia Solar pretende lançar sua marca própria de carregadores veiculares domésticos, haja visto o exponencial crescimento desta demanda no Estado. Além da economia, a alimentação de veículos elétricos por meio de painéis fotovoltaicos contribuem para a geração de energia menos nociva ao meio ambiente, como no caso das hidrelétricas, por exemplo.

Últimas Notícias