Lei seca: Detran intensifica ações durante Carnaval

Com objetivo de contribuir com a redução do número de acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) intensificará as ações de fiscalização e de educação para o trânsito durante o feriado de Carnaval. De 22 a 25 de equipes da autarquia desenvolverão trabalho de conscientização e verificação do cumprimento da Lei Seca no interior e na Região Metropolitana do Estado.

Os locais de grande aglomeração de foliões receberão equipes de educadores de trânsito, que farão o trabalho de conscientização com os visitantes em bares, restaurantes e shows; e equipes de fiscalização, que atuarão em blitzes.

No sábado, dia 22, serão realizados bloqueios educativos nas principais saídas da capital (GOs 020, 060, 070, 080). A meta é sensibilizar condutores para a necessidade do cumprimento da legislação de trânsito, especialmente, quanto ao respeito aos limites de velocidade, regras de ultrapassagem, uso do cinto de segurança e da não combinação de bebidas alcoólicas e direção.

As blitzes da Balada Responsável, que serão levadas às cidades turísticas, buscam o cumprimento da Lei Seca, mas também observam todas as questões inerentes ao trânsito e à segurança pública. Durante as abordagens, são verificados os documentos dos condutores e veículos, condições de circulação e outras. Quem for flagrado conduzindo veículo sob o efeito de álcool pode sofrer punição administrativa e ainda ser enquadrado em crime de trânsito.

Punições

O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou que se negar a fazer o teste do bafômetro será autuado administrativamente. Terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência) e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista habilitado.

Caso seja constatada a embriaguez, quando o bafômetro acusar valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção.

Acesse www.usadosbr.com e confira as melhores ofertas de novos e seminovos. Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR também no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)

Últimas Notícias