Etanol ou Gasolina? Saiba quando usar cada um!

Em 2003, chegaram ao Brasil os carros flex, que funcionam com dois tipos de combustível, principalmente gasolina e etanol. Mas a discussão sobre qual é a melhor opção se estende até hoje.

Pela internet, várias formulas e valores podem ser encontrados. Até mesmo durante conversas em postos de combustíveis, aparecem algumas dicas. Mas existe um método para descobrir o que realmente é o melhor para o seu carro.

Descubra o consumo do seu carro

Primeiro é preciso descobrir o consumo do seu carro com cada combustível. Existem diversas formas de conseguir essa informação. O manual do fabricante do seu veículo é uma delas. Mas também, pode ser encontrado no computador de bordo, pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro ou você mesmo pode fazer o cálculo.

Então, para saber sobre o consumo, é recomendado abastecer no mesmo posto e na mesma bomba, por volta do mesmo horário, para que não haja diferença na qualidade do combustível. Complete o tanque e anote a quilometragem. Quando for abastecer novamente, encha o tanque de novo, anote a quilometragem e veja o volume de combustível registrado na bomba. Portanto, o consumo é a quilometragem que você rodou dividida pelo volume de combustível (km/l).

Relação de consumo etanol/gasolina

Muitos definem como 70% o percentual do valor do etanol em relação à gasolina, o que é um erro. A eficiência dos veículos é muito variável. A média geral se aproxima dos 70%. Mas muitos modelos passam longe disso, uns funcionando melhor com etanol, outros melhor com gasolina. Por isso, você deve descobrir qual é o valor correto para o seu carro.

Com os valores do consumo do seu carro em mãos, divida o consumo médio com etanol pelo consumo médio com gasolina. Multiplicando o resultado por 100, você encontrará o percentual exato, simples.

Preço do combustível

Acredito que todo mundo buscar economizar e gastar menos com algumas coisas, inclusive combustível. Com variação de preço tão frequente, é preciso saber o que é mais viável para o momento, a gasolina ou o etanol.

Sabendo das dicas acima, fica muito mais fácil saber qual é a melhor opção para o seu carro. Dividindo o preço do etanol pelo da gasolina, você chegará a um valor que, se for maior que a relação de consumo etanol/gasolina, convém abastecer com gasolina, mas, se for menor, vale muito mais a pena abastecer com etanol.

Não se pode definir o melhor custo/benefício dos combustíveis apenas pelo preço nem mesmo definir um valor de corte fixo para todos os modelos de veículos na relação etanol/gasolina. Deve-se analisar todas as variantes que cercam o dia a dia do carro, assim como seu modelo e motor.

Até mesmo a forma de dirigir influencia no consumo final, então cada carro e cada motorista possuem suas características específicas. Sendo assim, sempre analise e calcule, para então definir o que é o melhor, etanol ou gasolina.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Acompanhe o UsadosBR pelo: 

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias