Entenda as diferenças entre combustível comum e aditivado

A gasolina é o combustível mais comum utilizado pelos motoristas em todo o Brasil. Mas uma dúvida sempre nos cerca ao parar em um posto de combustível: qual a diferença entre combustível comum e aditivado? Além do preço, quais seriam os efeitos no motor e no desempenho dos veículos? E o que faz a gasolina premium ser tão cara?

É importante ficar atento a esses assuntos, para você não gastar à toa e nem prejudicar o desempenho do seu carro. Por isso, neste post vamos explicar as principais características desses combustíveis. Confira!

Gasolina comum

A gasolina comum é simplesmente o combustível bruto saído das refinarias, não possui nenhum aditivo e é praticamente igual em todas as marcas. Ela possui 25% de etanol anidro em sua composição, que é o limite permitido por lei. A queima do combustível resulta em resíduos que ficam acumulados no motor, o que compromete o funcionamento do carro e faz com que ele consuma cada vez mais combustível.

O que ocorre em algumas situações é a adulteração do combustível — que é o acréscimo de solventes com poder de combustão — e álcool hidratado, que contém água, diferentemente do álcool anidro. Mas essa situação não tem relação com o tipo de gasolina e sim com o posto de combustível. Nesse caso, você pode pedir o teste do combustível e, se o posto não tiver o equipamento necessário ou recusar, desconfie!

Gasolina aditivada

A gasolina aditivada também possui 25% de etanol anidro em sua composição, mas é acrescida de aditivos, como o próprio nome diz, como detergentes e dispersantes. Cada marca tem uma fórmula própria para a composição da gasolina aditivada, mas, em geral, os detergentes utilizados têm a função de não permitir que a sujeira se prenda no motor formando as gomas, protegendo também o filtro e as tubulações do veículo, e mantendo os bicos injetores limpos.

Já os dispersantes fazem com que as impurezas sejam quebradas e eliminadas através do sistema de combustão.

Gasolina premium

A sua composição é muito semelhante à aditivada, contendo o mesmo percentual de álcool anidro, como previsto em lei, e os mesmos aditivos para conservação e limpeza do motor. Porém, o que a difere das demais é a octanagem.

Octanagem é o quanto a mistura entre ar e combustível resiste às altas pressões e temperaturas sem entrar em ignição, processo que ocorre dentro da câmara de combustão do motor. A gasolina premium possui no mínimo 91 octanas, já as gasolinas comum e aditivada possuem pelo menos 87 octanas.

No entanto, a gasolina premium só surtirá um real efeito nos carros esportivos e de luxo que trabalham com alta compressão, caso contrário, as mudanças e o efeito serão mínimos.

Qual escolher

Agora que já é de seu conhecimento a diferença entre combustível comum e aditivado, inclusive o premium, fica muito mais fácil escolher o melhor combustível para seu carro, quais são seus efeitos em curto, médio e longo prazo, e a real necessidade do seu veículo. É possível encontrar no manual do fabricante dos veículos o melhor combustível para cada modelo, mas muitas vezes é gasto um valor exorbitante com gasolina aditivada ou premium sem necessidade.

Mesclar os tipos de combustível se torna muito mais barato — como, por exemplo, a cada quatro tanques com gasolina comum, abastecer um com aditivada. O mais importante é encontrar um posto de sua confiança, com gasolina de qualidade e que não prejudique seu veículo!

E você, ainda tem alguma dúvida sobre a diferença entre combustível comum e aditivado ou tem alguma sugestão sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Últimas Notícias