Publicidade

Comprar um carro é o sonho de milhões de brasileiros e não é de hoje. Ter um carro na garagem para sair quando quiser, ir trabalhar ou estudar é, sem dúvida nenhuma, o desejo de muita gente hoje em dia.

Mas não é todo mundo que tem o dinheiro na mão para pagar à vista e aí recorrem ao financiamento. No entanto, essa não é a única possibilidade de conseguir crédito para investir em um automóvel. O consórcio de carro pode ser uma saída para quem quer realizar esse sonho.

Continue lendo para saber o que é o consórcio de carro e como ele funciona.

O que é o consórcio de carro?

Você já deve saber como funciona um financiamento, já que ele é uma das formas de pagamento mais utilizadas na hora de adquirir um automóvel. Basicamente, você pega um dinheiro emprestado e vai pagando com juros para a instituição que fez o empréstimo.

O consórcio é o oposto disso. Nessa modalidade, várias pessoas se juntam e cada uma paga uma parte do bem.

Em outras palavras, você paga a instituição antes de comprar o carro e, dessa forma, você vai ter o dinheiro para comprar à vista.

Existe também, nessa mesma modalidade, a opção de você ser contemplado em um sorteio e ser contemplado com o carro antes de terminar de pagar. Nesse caso, você vai continuar pagando após já ter o carro na garagem.

Como funciona o consórcio

Agora, vou explicar para você como funciona essa modalidade de pagamento.

Imagina que você e um grupo de pessoas desejam comprar um carro. Então, vocês se juntam e contribuem com uma parcela mensal, criando uma espécie de carteira conjunta.

Mas, o interessante nessa modalidade é que todos os meses acontece um sorteio onde uma pessoa é contemplada para receber uma carta de crédito. Em outras palavras, a pessoa sorteada recebe o dinheiro e já pode comprar o carro.

Publicidade

Agora, pode ser que você não queira ficar esperando até o final do consórcio para receber a sua carta de crédito. Vamos imaginar que você está com muita pressa para ter o carro e quer receber o dinheiro mais rápido.

Para essa situação, existe uma solução. Você pode dar lances, como em um leilão. Aí quem der o maior lance, leva a carta de crédito.

Em um consórcio de carro, você escolhe o tipo de veículo que deseja e paga no consórcio o valor do automóvel em seu preço tabelado. Por isso, é importante destacar que o valor da parcela pode sofrer reajuste se o veículo que você escolheu mudar seu preço de tabela.

Além disso, é importante saber que se você terminou o consórcio ou foi o sorteado do mês, o dinheiro não cai direto na sua conta. Ele é usado na hora da compra do bem.

As principais vantagens do consórcio de carro

A proposta do consórcio é bem interessante. Agora, confira outros benefícios que são atraentes para quem quer comprar um carro:

  • Não tem juros absurdos. Você paga apenas algumas taxas administrativas;
  • É você quem escolhe o valor das parcelas e em quanto tempo quer pagar;
  • Como é sorteio, você pode ser contemplado já no primeiro mês de consórcio;
  • Um consórcio dura, em média, 72 meses. Se você desistir, é possível resgatar o que já foi pago.

E aí, gostou de saber mais sobre consórcio de carro? Achou interessante essa modalidade de pagamento? Comenta aqui embaixo.

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui