Conheça os cuidados para se comprar peças de carros e caminhões

O que é preciso fazer para manter o carro sempre em perfeito funcionamento? Essa é uma questão que todos os proprietários e motoristas procuram resolver. Há diversas situações em que buscamos alternativas mais baratas, como realizar as substituições por conta própria e adquirir peças de carros em mercados paralelos ou lojas de peças recondicionadas.

Será que as vantagens econômicas compensam os possíveis riscos? Leia este post na íntegra e saiba mais sobre o assunto!

Serviço de confiança

Antes mesmo de indicarmos as diferenças entre as peças existentes no mercado, é importante ressaltar que é importantíssima a contratação de um mecânico de confiança para realizar a substituição das peças adquiridas. Isso vai garantir a realização do serviço, assim como o funcionamento perfeito do veículo e, consequentemente, uma direção mais confortável e segura para o condutor e toda a sua família.

Peças originais vs. peças paralelas

A maioria dos bens industrializados contam quase sempre com uma versão produzida por outro fabricante de forma “paralela”. Em geral, esse produto possui um menor valor de venda em função de diversos fatores, principalmente do valor agregado incluído. O que vai determinar a qualidade das peças são inúmeros itens, incluindo o tipo de material de fabricação.

O melhor é sempre contar com as versões originais, pois assim não haverá nenhum problema tanto quanto à procedência quanto à instalação. Afinal, dessa forma será possível garantir o bom funcionamento e a segurança do seu veículo.

Peças recondicionadas

Uma alternativa ainda mais barata do que as peças paralelas são as peças recondicionadas, ou seja, aquelas que apresentaram defeitos ou quebras, foram reparadas e recolocadas no mercado. O problema principal desses tipos de peças de carros e caminhões é a dificuldade em saber a procedência da origem de fabricação dos materiais utilizados no reparo, assim como adequação à chamada “Lei do Desmanche” (Lei Federal n° 12.977), que regula a montagem e desmontagem de veículos e peças.

A lei foi justamente criada para evitar que peças com baixa qualidade ou que causem danos possam ser vendidas indiscriminadamente. Na hora de comprar peças para seu carro ou caminhão, lembre-se sempre de que a segurança e o tempo útil para o seu veículo devem vir em primeiro lugar.

Instalação de peças de carro ou caminhão para frotas

Além dos cuidados a serem tomados normalmente ao adquirir peças para carros e caminhões, há de se ressaltar que existem consequências graves para quem compra peças paralelas ou recondicionadas para veículos de frotas. É necessária a máxima atenção aos itens relacionados à segurança de sistemas importantes para a condução, como, freios, suspensão, e barra de direção.

As peças originais apresentam maior durabilidade, fazendo toda a diferença nos custos a longo prazo. Outro aspecto a ser ressaltado são os contratos de garantias e seguros que, muitas vezes, não admitem a substituição de peças por outras do mercado paralelo ou recondicionadas.

Uma decisão que precisa ser tomada com cuidado

Ao precisar substituir alguma peça de carro, o ideal é que você não seja imediatista. Leve em consideração todos os fatores econômicos, questões de segurança e a qualidade dos componentes. Além disso, pense na diminuição de custos conquistada ao se contar com uma peça original, que trará menos defeitos e problemas, além de maior durabilidade.

Por fim, esteja sempre em dia com as revisões programadas do seu carro ou caminhão. Elas podem fazer com que você economize bastante com mão de obra e substituições prematuras de componentes.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para contar a seus amigos sobre como escolher as melhores peças de carros e caminhões!

Últimas Notícias