A Focus2move, empresa italiana especializada em pesquisas e consultoria no ramo automobilístico, divulgou o ranking das maiores montadoras de carro do planeta.
Já faz alguns anos que Toyota e Volkswagen disputam ferrenhamente os primeiros lugares do ranking mas, devido ao impacto do escândalo envolvendo a Volks e as fraudes nos índices de emissão de poluentes, no final de 2015, a Toyota abriu uma larga vantagem nesse ano.
Neste post, vamos aproveitar a divulgação do ranking para contar a história das 3 maiores montadoras de carro do mundo. Acompanhe!
3. Ford
- País de origem: Estados Unidos
- Unidades vendidas em 2016: 4,66 milhões
- Número de empregados: 190 mil
A Ford foi fundada em junho de 1903, após Henry Ford assumir os ativos de uma sociedade que tinha com Alexander Y. Malcomson.
Convencido que havia um grande mercado nos Estados Unidos um carro barato que fosse leve, mas de alta qualidade, acabou revolucionando o mercado automobilístico com o Modelo T, em 1908.
A Ford também revolucionou ao adotar, em 1913, a metodologia da linha de montagem para fabricar os seus carros. Nela, o carro movia-se continuamente em uma esteira, enquanto as equipes iam realizando a montagem dos componentes, simultaneamente.
A adoção desse processo permitiu diminuir o tempo de montagem de um Modelo T, de 12 horas e meia para uma hora e meia, além de diminuir ainda mais o valor do carro. Já nessa época, a Ford fabricava mais da metade dos automóveis vendidos nos Estados Unidos.
Durante os seus mais de cem anos de existência, a Ford foi responsável por veículos lendários, como o Jeep, o Thunderbird e o Mustang.
2. Grupo Volkswagen
- País de origem: Alemanha
- Unidades vendidas em 2016: 4,84 milhões
- Número de empregados: 610 mil
A Volkswagen, também conhecida como Volks, foi fundada em 1938, porém sua história remonta há alguns anos antes, quando Adolf Hitler encomendou a Ferdinand Porsche o projeto de um carro pequeno, que seria destinado ao povo. Inclusive, a Volkswagen, em alemão, significa carro popular.
Desse projeto nasceu o carro mais icônico de todos os tempos: o Fusca, que até 1997 era também o carro mais vendido de todos os tempos, com 24 milhões de unidades vendidas.
Dentre os seus carros mais conhecidos estão o próprio Fusca, conhecido nos Estados Unidos como Beetle, a sua releitura, o New Beetle e o Golf. A marca é conhecida, principalmente, pela robustez dos seus veículos.
1. Toyota Motor
- País de origem: Japão
- Unidades vendidas em 2016: 6,23 milhões
- Número de empregados: 348 mil
A Toyota foi fundada em 1937 pelo inventor japonês Kiichiro Toyoda, responsável, juntamente com seu pai, Sakichi Toyoda, pela criação do tear automático, equipamento que revolucionou a indústria têxtil.
Tudo começou quando Kiichiro viajou até aos Estados Unidos nos anos 20 e conheceu os automóveis. Após a morte do seu pai, ele vendeu a patente da sua invenção e começou a desenvolver motores com o objetivo de ser o primeiro fabricante de carros do Japão, o que ocorreu com o lançamento do modelo A1.
Com apenas vinte anos desde sua criação, a Toyota passou a exportar carros para os Estados Unidos com o Land Cruiser em 1957, que é sucesso de vendas até hoje por lá. Em 1958, o Brasil recebeu a primeira fábrica da Toyota fora do Japão.
Atualmente, os carros da Toyota são conhecidos pela durabilidade e confiabilidade. Os seus maiores sucessos são o híbrido Prius, a Hilux e o Corolla, que desde 1997 é o carro mais vendido de todos os tempos.
Agora que você já conhece as maiores montadoras de carro do mundo, não deixe de compartilhar o nosso post nas suas redes sociais!