Para quem vai comprar um seminovo, é normal surgir várias dúvidas. Como escolher um seminovo adequado? Qual o melhor negócio? Como não sair no prejuízo?
São vários fatores que devem ser analisados antes de bater o martelo e concretizar a compra. A decisão por um veículo seminovo no lugar de um 0 km tem sido bem vantajosa para o cliente, principalmente pelos benefícios que se pode ter.
Por isso, para fazer um bom negócio na hora de comprar um seminovo, preparamos uma lista com 7 dicas que vão te ajudar a avaliar um usado e fazer uma compra sem dor de cabeça. Confira:
Veículos seminovos em todo o Brasil é no Usadosbr
Procure por ruídos estranhos
O primeiro contato com o carro pode ser decisivo na hora da compra. Vários detalhes devem ser analisados para fechar um negócio com segurança. Ao ligar o carro pela primeira vez e fazer um teste drive, preste atenção nos ruídos.
Seja no motor, na suspensão, em componentes plásticos que podem estar soltos no interior do veículo, não deixe nada passar e questione imediatamente o vendedor. Uma compra segura é aquela que não dá dor de cabeça no futuro.
Leia também: 5 dicas para saber se chegou a hora de trocar de carro
Avalie a pintura do veículo
A ação do tempo sempre provoca reações na pintura do automóvel, principalmente no Brasil que possui um clima muito variado ao longo do ano. Por isso, é preciso ficar atento.
A dica é que a cada seis meses se faça uma aplicação de cera automotiva e a cada 12 meses providencie a cristalização da pintura, que recupera a tonalidade original do carro.
Confira o estofamento do veículo e forrações
Veja como está o estado de conservação dos bancos, forros de teto, porta e do plástico do painel. Claro que, com o tempo, algumas marcas podem surgir nesses componentes do veículo. Mas é preciso ficar atento.
Se o estrago for grande demais, os custos de reparo também serão e isso deve ser levado em consideração. Procure por opções que estejam em bom estado de conservação e evite gastos.
Leia também: Veja algumas dicas de como cuidar dos bancos do carro
Odor de cigarro
O cheiro do tabaco é bastante predominante e penetra nas partes plásticas do painel e no estofado dos bancos.
Por isso, preste atenção no odor dentro do veículo. Se você se incomoda com o cheiro de cigarro que fica no carro, avalie outras opções. Além disso, sempre há o risco de queimar os tecidos com as cinzas que podem cair por acidente.
Leia também: Dicas para tirar o mau cheiro do carro
Carro customizado
Existem as customizações que agregam valor ao veículo, como kit multimídia, sensores e câmeras, repetidor de seta ou acessórios de conforto, como teto solar e banco de couro.
Agora, se o carro foi rebaixado, teve o motor substituído ou sofreu qualquer tipo de alteração estrutural e mecânica, fique atento. Com essas mudanças, o carro pode apresentar inúmeros problemas com o passar do tempo e pode trazer transtornos. Opte por veículos originais
Saiba a procedência do veículo
Esse detalhe é muito importante de se verificar. Confira se o veículo tem passagem por leilão ou se já sofreu algum tipo de sinistro. Procure saber também sobre recall e quantas vezes já foi revisado.
Essas informações ficam registradas em um banco de dados das seguradoras e isso pode implicar na recusa do seguro.
Leia também: 5 dicas para avaliar a procedência do veículo
Cuidado com quilometragem adulterada
É muito difícil identificar se o odômetro do carro foi adulterado, mas existem algumas dicas que vão te fazer ficar com uma pulga atrás da orelha na hora de comprar.
Verifique o estado de conservação de alguns itens do veículo, como volante, pedais, bancos e câmbio. As condições dos componentes do carro devem ser coerentes com a quilometragem apresentada no odômetro.
Adulterar o odômetro é um dos mais recorrentes golpes na venda de carros. Essa prática faz com que o carro pareça ser mais novo e pouco rodado, visto que a quilometragem nesse caso fica bem abaixo da real.
O que achou das dicas? Agora ficou bem mais fácil para comprar um seminovo e fazer um negócio seguro, sem dor de cabeça. E para encontrar a melhor oferta em qualquer região do Brasil, acesse o Usadosbr e faça uma busca!
O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blog.usadosbr.com)