Veja 5 cuidados para aumentar a vida útil da embreagem

A manutenção periódica do carro é de extrema importância para que o veículo rode em ótimas condições de uso, correto? Nesse sentido, aumentar a vida útil da embreagem é uma das atividades que pode ser feita pelo motorista para reduzir custos com o automóvel.

A embreagem controla a transmissão do movimento do motor para o câmbio, facilitando o engate das marchas. Se o motorista dirige errado, força as peças e, em muitos casos, é preciso trocar todo o kit. Por isso, separamos algumas dicas para que a embreagem do seu carro não se desgaste rapidamente.

1 – Evite deixar o carro engrenado enquanto estiver parado. Ao parar no sinal de trânsito ou em grandes engarrafamentos deixe o carro em ponto morto, sem apertar o pedal da embreagem. Manter o pé na embreagem com o carro engatado e funcionando força o sistema desnecessariamente.

2 – A maneira de conduzir afeta diretamente na durabilidade da embreagem. Por isso, nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Pessoas que têm o costume de segurar o carro em local com o plano inclinado, em uma rampa, por exemplo, com o pedal. Utilize o freio de mão para exercer esta função. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco.

3- Os momentos de mudança de marcha podem ser decisivos para aumentar a vida útil da embreagem. Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso fará com que as peças da embreagem trabalhem de forma suave, sem trancos.

4- É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada “queimada”, fazendo com que o carro não desenvolva e aumente o consumo de combustível.

5- Mesmo com os cuidados para aumentar a vida útil da embreagem, é sempre importante seguir as recomendações do manual do proprietário no que diz respeito às inspeções do sistema e às eventuais trocas de componentes.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias