Carro roubado: confira 4 estratégias para recuperar o veículo

Ter um carro roubado gera uma grande dor de cabeça. Além do prejuízo material, ficam os traumas e os sentimentos de impotência ao ter um bem adquirido, muitas vezes com grande esforço, levado.

Porém, para amenizar as perdas, é necessário manter a calma e ter bastante agilidade para tentar ter o seu veículo de volta, por mais que seja burocrático e demorado esse procedimento. Por isso, este post traz 4 estratégias para recuperar um carro roubado. Acompanhe:

1. Acione as autoridades policiais

Pode parecer uma dica óbvia, mas, em um momento de tensão, as pessoas podem se esquecer de pedir auxílio às polícias, militar e civil. Acione a Polícia Militar pelo telefone, para que as equipes iniciem o rastreamento do veículo e registre o boletim de ocorrência (B.O.) numa delegacia em até 24 horas após o acontecimento.

Registre o fato no Detran. Assim, com os dados repassados, é possível evitar que multas e outras irregularidades venham para o seu nome após o furto.

2. Comunique o sinistro à seguradora

Se você possui seguro automotivo ou qualquer tipo de proteção veicular, comunique o sinistro à empresa que protege o seu automóvel. Após o registro do fato junto às autoridades, apresente-os às empresas, junto com outros documentos solicitados e aguarde as análises.

As seguradoras demoram cerca de 30 dias para indenizar o segurado, enquanto as associações de proteção veicular costumam levar 90 dias.

3. Solicite a restituição do IPVA

Caso você não consiga recuperar seu automóvel roubado, saiba que você tem direito a ressarcimentos pelo seu bem perdido. Com o B.O. em mãos, você pode solicitar uma restituição de parte do IPVA junto às secretarias estaduais de Fazenda, responsáveis pela cobrança do imposto.

Ela será proporcional ao tempo que restará para o fim da vigência do imposto.

4. Dificulte a tarefa do ladrão

Em diversos casos, é possível prevenir ou minimizar os danos do roubo ou furto de um veículo utilizando dispositivos que possam contribuir para bloquear o uso do automóvel ou para localizá-lo em tempo real. Conheça como alguns desses recursos funcionam e como cada um deles pode contribuir para que seu veículo não seja totalmente perdido:

Rastreadores veiculares

Por meio de sensores interligados a sistemas de GPS, o veículo é monitorado em tempo real por centrais especializadas e contribuem de forma significativa para recuperar veículos roubados com agilidade. Algumas montadoras fabricam as centrais multimídia dos seus carros com esses dispositivos, que podem ser rastreados mesmo sem o acionamento do motorista.

Bloqueadores

Quando um veículo possui instalado um bloqueador automotivo, ele irá atuar junto à ignição e à bomba de combustível. Esse sistema dificulta a fuga do criminoso com o carro roubado, já que há o corte na injeção de combustível e o desligamento da ignição, fazendo com que o carro não ligue. Há o disparo de alarmes e, caso esse bloqueador seja de alguma empresa de monitoramento, a central será comunicada.

Corta-corrente

Existem pelo menos dois tipos desse dispositivo para os automóveis. O primeiro não permite que a pessoa acione o veículo quando o corta-corrente está ativado. Uma vez que o infrator não consegue ligar o carro, ele irá procurar a central do sistema e desativá-lo, se encontrar. Outro tipo de modelo permite que o ladrão fuja com o veículo, mas percorra distâncias bem curtas, já que o sistema entra em ação rapidamente para desligar o veículo.

Ficou mais tranquilo com essas dicas para recuperar um carro roubado? Então compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles saibam mais sobre o assunto!

Últimas Notícias