Carlos Sainz conquista Tetracampeonato no Dakar 2024 e Audi alcança sua primeira vitória

O Rally Dakar 2024 encerrou na última sexta-feira (19/01), marcando um feito histórico com a conquista dominante do tetracampeonato por Carlos Sainz. Além disso, o experiente piloto sexagenário espanhol deu à Audi sua primeira vitória na competição com o Audi RS Q e-tron, tornando-se também o primeiro a vencer o Dakar com quatro marcas diferentes.

Entre os brasileiros, Lucas Moraes, competindo como piloto oficial da Toyota, finalizou na nona posição entre os carros. Apesar de seu crescimento ao longo do rally, Moraes enfrentou contratempos pessoais, perdendo duas horas no penúltimo estágio e terminando na P9.

O sexagenário espanhol liderou boa parte da 46ª edição do Dakar, superando desafios, como um prólogo desafiador e furos no Audi. Após a desistência de Yazeed Al-Rahji na especial de 48 horas, Sainz assegurou a vitória.

Lucas Cruz, Carlos Sainz

Audi vence o Rally da Dakar pela primeira vez

Carlos Sainz celebrou sua quarta vitória no Dakar, estabelecendo um recorde ao vencer com quatro marcas diferentes: VW (2010), Peugeot (2018), Mini (2020) e agora Audi. O piloto recebeu o abraço emocionado de seu filho, Carlos Sainz Jr. (piloto da Ferrari na F1), marcando um momento especial para a família.

A vitória da Audi com o ambicioso elétrico RS Q e-tron também é notável, sendo o primeiro triunfo da marca em apenas sua terceira participação no Dakar (2022-2024). Este sucesso marca a despedida da Audi do Dakar, concentrando-se agora em sua entrada na F1.

Classificação final do Dakar 2024:

PosiçãoPilotoCarroTempo/Diferença
1Carlos SainzAudi48h15m18s
2Guillaume de MeviusToyota+1h20m25s
3Sebastien LoebProdrive+1h25m12s
4Guerlain ChicheritToyota+1h35m59s
5Martin ProkopFord+2h16m43s

Cristina Gutierrez vence nos UTV’s

Cristina Gutierrez vence o Dakar 2024 – Foto: RedBull

Destaque também para a vitória histórica de Cristina Gutierrez na categoria Challenger (SSV), tornando-se a segunda mulher a vencer o Dakar. 

Em outras categorias, Xavier de Soultrait garantiu o título nos UTVs de Produção, enquanto Manuel Andújar conquistou o bicampeonato nos quadriciclos. Nos caminhões, Matin Macík obteve seu primeiro Dakar, colocando a marca Iveco no topo. Nas motos, Ricky Brabec assegurou sua segunda vitória no rally pela consistência apresentada ao longo da competição.

Leia mais

Últimas Notícias