BMW lança projeto único: Automated Driving In-Plant.

Os carros rodam a linha de produção sem a necessidade de um motorista!

Junto com duas startups, eles pensaram em aumentar a eficiência da logística de veículos novos, dentro das fábricas e nos centros de distribuição.

Os veículos se movimentarem de forma autônoma nas áreas de montagem e logística, com segurança, eficiência e sem motorista, é o objetivo. Querendo ou não, estamos caminhando para isso, pelo menos nos países desenvolvidos e estruturados.

Foto: Divulgação

A sul-coreana Seoul Robotics e a Embotech, da Suíça, estão juntas com o BMW Group para lançar ainda esse mês na fábrica da marca alemã em Dingolfing. O novo BMW Série 7 e o totalmente elétrico BMW i7 serão os carros de testes por já incorporarem tecnologias inovadoras.

“A condução automatizada dentro da fábrica é fundamentalmente diferente da condução autônoma para os clientes. Não usa sensores no veículo. Na verdade, o carro em si é mais ou menos cego e os sensores para manobrá-los estão integrados ao longo da rota pela fábrica”, explica Sascha Andree, gerente de projeto do BMW Group. 

Foto: Divulgação

O projeto piloto denominado AFW baseia-se em duas tecnologias principais: uma infraestrutura de sensores para apoiar a localização de veículos e detectar obstáculos no ambiente da fábrica e um software de planejamento de direção que transmite comandos controlados para os veículos autônomos por meio de comunicações móveis.

Inicialmente, os veículos passarão apenas pela área de montagem e depois para a logística. Recém-saídos da linha de produção, eles se dirigirão a uma área de estacionamento, prontos para sua viagem de trem ou caminhão. Essencialmente, a tecnologia pode ser usada a partir do momento em que os carros são capazes de dirigir de forma independente na produção – logo após a primeira ignição do motor, em outras palavras.

Últimas Notícias