Aprenda em 9 passos como avaliar um carro usado

Para acertar na compra, é essencial saber avaliar um carro usado. Alguns elementos são maquiados e escondidos para enganar o consumidor final sobre o real estado do carro.

Para que você não caia em armadilhas ou se meta em uma tremenda fria, preparamos um rápido, com um passo a passo sobre como fazer essa avaliação. Confira!

1. Tome cuidados específicos no dia da inspeção

Evite fazer a inspeção sob condições climáticas como chuva, sol do meio-dia ou durante o pôr do sol. As gotículas de água escondem imperfeições que estão na lataria ou na pintura do automóvel. Já a iluminação solar forte ou fraca demais fará com que outros defeitos não sejam vistos com tanta facilidade.

2. Abra e feche tudo

Todos os encaixes das portas, no capô, no porta-luvas e no porta-malas devem estar perfeitamente alinhados. Para identificar o bom uso desses itens, observe com atenção a distância deixada quando o encaixe é feito. O vão entre as partes deve ser o mesmo.

3. Identifique pontos de tinta

Observe bem itens como faróis, lanternas, grades e para-choques em busca de pontos de tinta. Caso você os encontre, é provável que o automóvel tenha passado por um processo de repintura.

4. Verifique os pontos de solda originais de fábrica

Nos batentes das portas existe uma borracha que é apenas encaixada. Ao retirá-la, você verá os pontos de solda originais de fábrica. A distância entre cada ponto varia de 5 a 10 centímetros. Se eles não estiverem lá ou se você notar uma falta de padrão entre as distâncias, é sinal de que a lataria pode ter passado por um reparo. Caso você não consiga retirar a borracha para ver essa parte, péssimo sinal: algumas oficinas chegam a colar essa borracha só para que você não veja o tipo de reparo que foi feito.

5. Observe os números do chassi

Outro ponto que você deve observar é a numeração do chassi. Verifique se esse número, que está gravado nos vidros, é o mesmo que aparece em outras partes do carro e na documentação. Para saber se não houve algum tipo de falsificação, observe o formato dos números e se eles realmente são iguais.

6. Verifique o ruído na frenagem

Quando você for dirigir o automóvel para testá-lo, observe se há ruído na frenagem. Em caso positivo, isso pode ser um sinal de pastilha gasta. Verifique também se a direção do carro pende para um dos lados frequentemente. Opte por passar por ruas com mais desníveis e escute bem se a suspensão não apresenta um ou outro barulho estranho.

7. Atente-se ao desgaste dos pneus

Veja se o desgaste dos pneus está por igual em todos os quatro em uso. Observe também se eles são da mesma marca. Automóveis com menos de 30 mil quilômetros rodados não têm motivos para estarem com pneus absolutamente novos.

8. Tome cuidado com o hodômetro

O hodômetro é o contador de quilômetros percorridos por um automóvel. Muitos revendedores adulteram esse sistema para que o carro pareça ser menos rodado do que é. Para não confiar 100% na informação que está no hodômetro, cheque o pedal de freio. Se ele estiver muito desgastado, é certo que o carro tem mais de 60 mil quilômetros percorridos. Observe também a rugosidade do plástico do volante. Caso não haja, a quilometragem também pode ser alta. O mesmo não vale para volantes de couro, que desgastam mais rapidamente.

9. Teste toda a parte elétrica

Não se esqueça de testar toda a parte elétrica do automóvel, incluindo ar-condicionado e vidros elétricos. Veja se todas as luzes do veículo estão funcionando: interna, faróis, ré e piscas.

Saber avaliar um carro usado é essencial para todo comprador, pois isso facilita o processo de compra e o torna mais seguro e confiável.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e permita que outros compradores de carros usados aprendam a avaliar seus futuros veículos!

Últimas Notícias