A Volkswagen apresentou ao mundo, durante o Salão do Automóvel de Xangai 2025, na China, três novos veículos-conceito em parceria com suas joint ventures chinesas. Os modelos ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO representam uma nova geração de carros elétricos inteligentes e oferecem uma prévia da estratégia de produtos para os próximos anos.
O objetivo da Volkswagen é lançar mais de 30 novos modelos até o final de 2027, sendo 20 deles eletrificados. A iniciativa visa abranger os principais segmentos do mercado chinês.
Todos os conceitos apresentados em Xangai serãoequipados com sistemas baseados em Inteligência Artificial voltados para a condução altamente automatizada. A marca alemã pretende alcançar o nível 2++ de automação já no próximo ano. Isso significa que, em determinadas situações, os veículos poderão executar manobras como ultrapassagens e conversões de forma totalmente autônoma — ainda que sob supervisão do motorista.
Conheça os três novos conceitos da Volkswagen
ID. ERA
Desenvolvido em parceria com a SAIC Volkswagen, o ID. ERA é um SUV de grande porte com três fileiras de assentos. Trata-se do primeiro modelo da marca a incorporar a tecnologia de extensor de autonomia.


Com um gerador movido a combustível que recarrega a bateria durante o uso, o veículo atinge um alcance adicional superior a 700 quilômetros. Quando somado aos 300 quilômetros de autonomia elétrica pura, o SUV-conceito pode superar os 1.000 quilômetros de percurso total.
ID. EVO
Criado pela parceira Volkswagen Anhui, o ID. EVO tem como público-alvo consumidores jovens, conectados e que buscam se destacar. O modelo é o primeiro SUV 100% elétrico de grande porte da nova linha ID. Com uma avançada arquitetura eletrônica, o veículo oferece uma experiência digital ampliada e em constante evolução, graças a atualizações “over-the-air” que são disponibilizadas com frequência. Essa abordagem garante que o carro se mantenha atualizado com os mais recentes serviços e funcionalidades.


ID. AURA
Já o ID. AURA, desenvolvido pela FAW-Volkswagen, é o primeiro conceito da marca a utilizar a nova Compact Main Platform (CMP), com arquitetura eletrônica segmentada por zonas. Essa tecnologia foi criada especialmente para atender às demandas do mercado chinês.


O modelo combina design esportivo com alta capacidade de processamento baseada em Inteligência Artificial. Um sistema de condução automatizada inteligente e responsivo é o grande destaque.
O interior traz uma interface inspirada em smartphones, com um console central interativo e um assistente pessoal com comportamento semelhante ao humano, capaz de controlar tanto funções do veículo quanto o sistema multimídia com fluidez.
E aí, qual dos três conceitos você mais gostou? Deixe sua opinião nos comentários.
O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blog.usadosbr.com)
Canal Exclusivo para Lojista (Canal no WhatsApp)
Leia mais
- Hyundai lança linha 2025/26 do HB20, HB20S e Creta com Bluelink de série
- Renault Boreal: novo SUV médio da marca será produzido no Brasil e mira rivais como Compass e Corolla Cross
- Volkswagen revela três conceitos elétricos no Salão de Xangai 2025
- Novo Fiat Cronos 2026: Confira as novidades, versões e preços
- Leapmotor confirma SUV elétrico B10 no Brasil