O mês de janeiro representa uma época especial para muitos brasileiros: férias escolares e a possibilidade de viajar com a família. Em 2020 e 2021 os principais destinos ficaram fechados. Agora, a expectativa é que as estradas sejam ocupadas pelas famílias em busca de uns dias de descanso no litoral ou interior dos estados.
E para quem vai pegar a estrada este mês, é fundamental levar o carro até uma oficina de confiança e fazer a tradicional revisão para checar se o veículo está em boas condições.
Um item que não pode ser esquecido na hora de preparar o carro é o óleo lubrificante. A troca de óleo antes de viajar é importante para o bom funcionamento do veículo. Vale lembrar também que a troca possui uma data de validade estabelecida pelo próprio fabricante do veículo.
Leia também: Qual a hora certa de trocar o óleo do motor?
Contudo, muitas pessoas ainda pecam com os cuidados do óleo do motor e cometem erros graves que podem danificar o motor do carro e prejudicar a viagem. Veja quais são:
Completar o óleo do motor
Misturar marcas de lubrificantes diferentes e usar tipos de óleos variados pode causar níveis de desempenho e viscosidades diferentes. O resultado é um lubrificante misto, diferente dos originais e sem a eficácia necessitada pelo motor.
Além disso, o correto é retirar todo o óleo do motor e substituir por um novo.
Usar aditivos
Além de comprometer as propriedades do lubrificante, causa desperdício de dinheiro e energia. Os óleos disponíveis no mercado já trazem aditivos específicos que são necessários para o veículo.
Por isso, o correto é usar apenas o óleo, sem acrescentar nenhum outro produto junto.
Lubrificante acima ou abaixo do nível ideal
Aqui temos duas situações distintas: quando o carro roda com óleo abaixo do nível e quando ele roda com o óleo acima do nível ideal.
O óleo no nível mínimo compromete a lubrificação, visto que aumenta a fricção entre as peças e provoca mais desgaste nos componentes e perda de potência imediata
Agora, quando o veículo roda com lubrificante acima do nível, ele pode transbordar e cair em locais fora do sistema de lubrificação.
Além dos erros comuns, os motoristas chegam às oficinas com outras dúvidas acerca do óleo do motor.
Viajar com o óleo vencido é ruim?
Seja para viajar ou apenas para rodar na cidade, o óleo vencido perde o seu principal efeito que é garantir a boa lubrificação do motor. Dessa forma, problemas mecânicos podem aparecer e comprometer a segurança de todos os usuários do veículo.
As partes móveis do motor serão prejudicadas e o nível de atrito será elevado, que deverá aumentar a resistência ao movimento e consequentemente danos estruturais, que pode resultar no travamento do motor.
Precisa trocar o óleo mesmo se o veículo estiver sem rodar?
Essa é uma dúvida muito frequente. Muitas pessoas pensam que, se o veículo estiver parado na garagem por um tempo, não é necessário fazer a troca de óleo. No entanto, é preciso ter muito cuidado.
A troca deve ser feita mesmo que o veículo passe muito tempo parado. O lubrificante funciona à base de aditivos que expiram e perdem a validade e capacidade de lubrificação do motor.
Por isso, independente se você usa o carro todo dia ou não, o ideal é fazer a troca de óleo antes de colocar o carro na estrada.
E aí, você ainda tem alguma dúvida sobre a troca de óleo antes de viajar? Deixe o seu comentário aqui embaixo.
- Ram Rampage 2025: Novo motor, versão Big Horn e mais equipamentos
- Audi lança novo Q6 e-tron no Brasil
- Lecar apresenta interior com visualizador 3D do 459 Híbrido
- BYD atinge marco histórico: 10 milhões de veículos eletrificados produzidos em 30 anos
- Carros usados que mais se valorizam
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista Usadosbr (blog.usadosbr.com)