Publicidade

As leis de trânsito vêm sendo modificadas ao longo dos anos visando atender a segurança do condutor e dos demais passageiros. Recentemente, algumas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram alteradas, impactando diretamente na vida dos motoristas brasileiros.

Confira o que é preciso observar na hora de comprar um veículo, no quesito segurança, que atendem as exigências das leis de trânsito do Brasil: 

Cadeirinha e Isofix 

A segurança dos pequenos é um dos pontos centrais da nova lei de trânsito. Desde o dia 12 de abril de 2021, se tornou obrigatório o uso do assento infantil em todo território nacional. 

O sistema Isofix é considerado o mais seguro do mercado, por fixar a cadeirinha diretamente na estrutura do veículo por meio de ganchos. 

Esse tipo de encaixe diminui o risco de má instalação, diferente dos dispositivos convencionais, que utilizam o sistema do cinto de segurança para fazer a instalação. Desde 2018, o Isofix se tornou item obrigatório de segurança nos carros fabricados pelas montadoras. 

Air Bags

Air Bag frontal para o motorista e o carona são dispositivos obrigatórios para carros fabricados desde 2014, pois em casos de impacto em alta velocidade, o sistema de segurança é acionado buscando minimizar a gravidade das lesões. Existem outros tipos de Air Bags como: o frontal, central, de joelho, cortina e outros. 

Vale lembrar que quem não tem o sistema em carro antigo não vai ser multado, mas para quem vai adquirir um automóvel o ideal é já buscar esses itens. 

Ofertas de veículos com Air bag você encontra no Usadosbr

ABS

Os freios ABS se juntaram aos airbags duplos como itens obrigatórios para todos os carros vendidos ou fabricados no Brasil a partir de 2014. O sistema antitravamento ABS é um item de segurança importante que salva vidas diariamente.

Usando sensores, o sistema monitora a velocidade nos pneus e, ao identificar que a frenagem causará o travamento de uma ou mais rodas, ele consegue atuar de forma independente em cada um para evitar que isso ocorra.

Publicidade

O freio aplica pressão e solta continuamente durante alguns segundos, pinçando o disco ou o tambor, dependendo do sistema.  Isso tudo é feito de maneira muito rápida a fim de evitar que as rodas escorreguem no asfalto e, consequentemente, aumente o tempo de frenagem. Mas ele só entra em ação ao pisar no pedal do freio com força.

Carros com Freios ABS você encontra no Usadosbr

Cinto de 3 pontos

O cinto de segurança de três pontos comprovadamente oferece maior segurança aos ocupantes em caso de acidentes, haja vista a melhor fixação do corpo ao banco do veículo se comparado ao do tipo subabdominal, que até hoje ainda podia ser encontrado em alguns modelos, na posição central do banco traseiro.

Apoio de cabeça

Outro item que é obrigatório é o apoio de cabeça, também faltante em alguns modelos na posição central do banco traseiro e que num primeiro momento pode parecer de pouca utilidade ou meramente estético. 

Mas não é bem assim, já que o encosto é extremamente importante para dar sustentação ao pescoço, principalmente em casos de colisões traseiras.

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui