5 dicas para pilotar melhor a sua moto

No último dia 27 de julho comemorou-se o dia do motociclista, data especial para quem anda de moto. A motocicleta oferece agilidade e facilidade ao condutor que se desloca em vias com bastante movimento, além da sensação de liberdade.

Por outro lado, a moto pode ser extremamente perigosa para quem não a domina por completo. Para quem está começando, a inexperiência pode ser um obstáculo e somente com muita prática é possível superá-lo. Então, para facilitar a vida de quem está começando, listamos abaixo 5 dicas importantes para pilotar melhor a sua moto:

Posição correta

É comum que o motorista iniciante fique nervoso ao conduzir um veículo nas ruas. Em motocicletas, esse nervosismo pode resultar em uma postura de pilotagem muito rígida, o que pode atrapalhar nas curvas ou frenagens. Então, procure manter a calma e assumir uma posição natural, mas, não tão relaxado, já que para pilotar uma moto é necessário um pouco de força e energia. O ideal é segurar o guidão com firmeza, mas sem endurecer muito os braços. Os joelhos devem pressionar levemente o tanque.

Frenagem segura

Ao contrário do que muita gente fala sobre o uso intenso do freio traseiro, o freio dianteiro é que deve ser usado com mais intensidade. Especialistas apontam que cerca de 70% da força de frenagem deve ser usado na dianteira, enquanto o freio traseiro é utilizado para equilibrar a moto durante a desaceleração.

O freio traseiro é usado para deslocar o peso da parte traseira da moto, para a dianteira. Portanto, com maior parte do peso na dianteira, você pode apertar o freio dianteiro com mais força do que se tivesse começado a frenagem direto com o freio dianteiro.

Atenção na pavimentação

Infelizmente, temos no Brasil um grande número de cidades com péssima pavimentação. Portanto, o motociclista deve ter atenção redobrada e manter o controle da motocicleta em ruas que não são bem pavimentadas. Ruas feitas com blocos ou paralelepípedos, areia na pista e estradas de chão podem ser verdadeiras armadilhas. Portanto, muito cuidado!

A habilidade de frenagem, assim como qualquer outra, é adquirida com muita prática. Conheça os limites da sua moto e comece a entender a quantidade de força que você deve usar para acionar o freio de forma segura. Assim, será mais fácil pra você sentir como ocorre a transferência de peso.

A posição na pista

Por ser um veículo pequeno e rápido, outros motoristas simplesmente não a veem na via. Por isso, é importante se posicionar de uma maneira muito visível e não fazer manobras imprevisíveis.

Não fique perto demais dos veículos a sua frente. Mantenha uma distância de pelo menos dois carros à frente, pois em uma situação de emergência, esse espaço pode garantir mais tempo para reação. Em pista molhada, procure seguir a trilha deixada pelo veículo da frente. Haverá menos água e as chances de você atropelar algum objeto ou cair em um buraco são bem menores.

Sinalize sempre

A regra de que os motoristas maiores deve cuidar dos menores nem sempre é obedecida no trânsito. Usar o pisca (ou seta) é fundamental para a sua segurança e dos outros usuários da via. Então, habitue-se a usar a seta em qualquer situação, seja em manobras mais simples ou mais complexas. As motos mais comuns não possuem sistema de desarme automático de pisca-pisca, portanto, ao finalizar a manobra, desligue a seta.

Não se esqueça de sempre usar o capacete, item obrigatório de segurança e que salva vidas. Se puder, use luvas e roupas com proteções nos pontos cruciais. Assim, pilotar uma moto pode ser mais prazeroso e seguro.

Pilotar uma moto é realmente uma sensação única. Que tal sentir essa emoção? Encontre motos à venda no site UsadosBR.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias