10 melhores dicas para comprar carro usado

Comprar um carro zero quilômetro está financeiramente impossível, não é verdade? Os preços estão nas alturas e as fabricantes insistem em nos empurrar modelos de entrada por preços cada vez maiores. Nesse cenário, os carros semi-novos ganham destaque. Um bom carro usado conservado, completo e com tecnologia de ponta é vendido por um preço bem mais atraente do que um zero quilômetro.

Resta-nos saber como escolher um modelo usado. Aliás, restava. Neste post, você vai aprender alguns truques para realizar essa compra. Confira as 10 melhores dicas para comprar carro usado!

1. Procure por boas referências

Assim como você busca por boas referências para todas as suas atividades, o mesmo deve acontecer quando for escolher o lugar para comprar o seu carro usado. Procure por boas referências com amigos, familiares e também na internet.

2. Saiba quais são os modelos que ninguém quer

Verifique a possibilidade de adquirir um modelo que não seja tão visado por quem compra carros, como por exemplo, carros que não são pretos, pratas ou vermelhos, os modelos que outrora foram caros — e tendem a desvalorizar mais rapidamente —, os importados e os que saíram de linha. Mantenha-se bem informado sobre esses modelos para evitar problemas.

3. Vistorie muito, mas não adiante dinheiro

A compra de um carro usado deve ser feita com muita calma. É direito seu vistoriar o máximo possível o automóvel que você deseja comprar. O dinheiro só deve entrar na transação se você decidir comprar o carro. Fora isso, não adiante dinheiro.

4. Priorize a necessidade, não a empolgação

Às vezes, ao se deparar com um modelo clássico ou com uma oferta imperdível, priorizamos a nossa empolgação e deixamos de lado as necessidades que envolvem a compra desse automóvel. Antes de fazer negócio, faça uma checklist com todos as necessidades que envolvem a compra desse carro. O modelo escolhido atende a todas elas?

5. Tenha o controle da situação

Durante uma negociação, contenha a sua empolgação e aprenda a dizer “não”. O vendedor precisa bater a meta dele de vendas, então vai tentar te convencer a levar algum modelo. Sendo assim, não tenha pressa e evite tomar decisões momentâneas. Quem está no controle dessa situação é você.

6. Faça uma vistoria rigorosa

Os pontos que você deve vistoriar são: quilometragem, estado dos pneus (inclusive do estepe), bateria (verifique se ela tem o selo do Inmetro na parte superior), acabamento da parte interna e o estado do veículo por fora.

7. Leve o seu mecânico para ajudar na vistoria

Todos nós temos um mecânico da nossa confiança. Leve o seu, ou se ele não puder, vá com aquele seu amigo que entende tudo sobre carros. Peça ao seu mecânico ou amigo que ele dê uma opinião sincera sobre a compra, principalmente após fazer a avaliação do estado do automóvel.

8. Faça um test-drive

Lojas sérias permitem que você dê uma volta no veículo que deseja comprar. Durante o trajeto, em que o vendedor geralmente estará ao seu lado, peça para ligar todos os equipamentos que estão instalados no veículo, como o ar-condicionado, o rádio, o sensor de estacionamento e outros mais.

9. Investigue a origem do automóvel

Para fugir de problemas, faça uma busca a respeito das informações do carro. É a parte mais burocrática da compra, porém, a mais necessária. Alguns sites informam quantos donos o carro já teve, se já sofreu algum sinistro, se tem pendências de multas e impostos atrasados, dentre outros.

10. Jamais feche negócio à noite ou com chuva

Não é superstição e vale para quem vai fechar diretamente com o proprietário. Durante a noite, nossa visão está com sua capacidade reduzida. Fica mais fácil deixar de ver detalhes no automóvel que você veria de dia, principalmente contra a luz do sol. O mesmo acontece quando está chovendo. O melhor é fechar o negócio em um dia claro e bem iluminado, pois, assim, você se certifica do que está vendo.

Aprendeu a comprar carro usado com as dicas citadas acima? Então entre no nosso classificados online o seu carro!

Últimas Notícias