10 carros que deram adeus ao mercado brasileiro em 2024

O ano de 2024 foi marcado não apenas por grandes lançamentos no mercado automotivo, mas também pelo fim da trajetória de modelos. As marcas revisaram seus portfólios e aposentaram veículos que, para muitos, deixaram saudades. Confira os 10 carros que saíram de linha em 2024.

Caoa Chery iCar

O menor carro elétrico do Brasil encerrou suas vendas em novembro de 2024, com apenas 63 unidades emplacadas ao longo do ano.

Chevrolet Cruze

Após 13 anos e duas gerações, o Chevrolet Cruze despediu-se do mercado brasileiro. Com o encerramento de sua produção na Argentina em dezembro de 2023, as últimas unidades foram vendidas até agosto de 2024.

Tanto a versão hatch, conhecida como Sport6, quanto a sedã marcaram uma trajetória significativa no segmento.

Cruze Premier 2020

Chevrolet Bolt e Bolt EUV

O Chevrolet Bolt EUV teve uma curta passagem pelo Brasil. Lançado em junho de 2023, já chegou com data de despedida definida, devido ao fim de sua produção nos EUA em dezembro daquele ano. A decisão abriu caminho para SUVs elétricos como o Equinox EV e o Blazer EV, que estrearam no Brasil em 2024.

10 carros que deram adeus ao mercado brasileiro em 2024 2

Chevrolet Camaro

2024 será lembrado pelos fãs de carros esportivos como o ano em que o Camaro teve sua produção encerrada globalmente. No Brasil, a Chevrolet lançou a série especial Collection, limitada a 125 unidades, equipada com o icônico motor 6.2 V8, entregando 461 cv e 62,9 kgfm de torque.

Citroën C4 Cactus

Após seis anos de mercado, o Citroën C4 Cactus foi oficialmente descontinuado no Brasil em dezembro de 2024. O SUV compacto sai de cena para abrir espaço ao Basalt, lançado neste ano com preços semelhantes e maior apelo tecnológico.

Hyundai Creta Action

Mesmo após a chegada da nova geração do Creta em 2021, a Hyundai manteve a antiga versão, batizada de Action, como uma opção mais acessível. No entanto, a reestilização do Creta em 2024 marcou o fim da linha para o modelo de entrada.

Hyundai Creta Attitude

Renault Logan

Com 17 anos de história e duas gerações, o Renault Logan encerrou sua jornada no Brasil em 2024. Lançado em 2007, o sedã ficou conhecido por inaugurar a “era Dacia” no país e por sua robustez.

Renault Stepway 1.6

O Renault Stepway com motor 1.6 deu adeus em julho de 2024, coincidentemente com a chegada do novo SUV Kardian às concessionárias. No entanto, o Stepway permanece à venda exclusivamente com motorização 1.0.

Subaru XV

Representada no Brasil pela Caoa, a Subaru retirou o crossover XV do mercado em 2024. Com apenas 16 unidades emplacadas ao longo do ano, o modelo sucumbiu às baixas vendas e à retração da marca no país, que atualmente possui apenas duas concessionárias, em São Paulo e Brasília. O Forester segue como o único modelo disponível da Subaru no Brasil.

10 carros que deram adeus ao mercado brasileiro em 2024 5

Toyota Yaris Sedã

Mesmo com vendas significativas, o Toyota Yaris sedã foi descontinuado em 2024 para abrir espaço ao Yaris Cross, SUV compacto híbrido flex que será fabricado em Sorocaba (SP). Desde sua estreia em 2018, o Yaris ocupou a lacuna entre o Etios e o Corolla, recebendo poucas atualizações ao longo de sua existência. Por enquanto, o Yaris hatch ainda permanece à venda, mas com o futuro incerto.

10 carros que deram adeus ao mercado brasileiro em 2024 7
Imagem: Divulgação

Leia mais

Últimas Notícias