UsadosBR – Classificado de Carros em todo o Brasil

Volkswagen revela novos SUVs elétricos ID.5 e ID.5 GTX

A Volkswagen anunciou a estreia mundial do novo SUV coupé elétrico ID.5. O modelo vai chegar às lojas equipado com motorizações que entregam 174 cv e 204 cv. Além disso, existe também a versão GTX, capaz de entregar 299 cv de potência.

O ID.5 oferece soluções inovadoras para a direção, como a interface homem-máquina (HMI), o sistema de infotainment e os assistentes de condução. O ID.5 é totalmente conectado e compatível com ‘Updates Over-the-Air’.

O ID.5 tem um visual moderno, potente e elegante. O arco do teto se estende por cima da carroceria e termina em um spoiler funcional. O SUV é capaz de percorrer longas distâncias e alcança um coeficiente aerodinâmico de 0,26, para chegar a uma máxima eficiência da energia armazenada na bateria de 77 kWh.

Tanto o ID.5 e o ID.5 GTX são equipados com o novo hardware e a nova geração de software 3.0. Ou seja, atualizações de software e funções adicionais podem ser instaladas “Over-The-Air”. Isso significa que o veículo permanece sempre atualizado.

Os sistemas de assistência ao motorista estão integrados ao “Travel Assist” com dados de localização, que pode ser ativado ao toque de um botão. A interação dos sistemas de assistência “ACC” e “Lane Assist”, juntamente com dados de navegação e de tráfego “Car2X”, aumentam o conforto graças à condução semiautônoma e a segurança a bordo para viagens ainda mais confortáveis.

Com um comprimento de 4,60 metros e um entre-eixos de 2,77 metros, o ID.5 tem um interior espaçoso como o de um SUV premium. Os clientes podem escolher entre inúmeras variantes de interior, assentos e pacotes de equipamento. Dependendo da posição dos encostos traseiros, o porta-malas têm uma capacidade entre 549 litros e 1.561 litros. Opcionalmente estão disponíveis o acionamento elétrico do porta-malas e um reboque elétrico rebatível.

Quase não há botões no cockpit do ID.5, com exceção dos acionamentos para funções mais importantes. Operação e visualização se concentram em duas telas: uma tela compacta localizada atrás do volante e outra maior, situada no centro do painel, esta com 12 polegadas.

A tela compacta na frente do motorista pode ser controlada por meio do volante multifuncional. A tela maior, com sistema de infotainment, é sensível ao toque. O terceiro nível de comandos é por meio do controle de voz “Olá, ID.”, que se beneficia do conhecimento da nuvem com sua conexão online. O ID. Light, uma faixa de luz localizada sob o para-brisas, intuitivamente ajuda o motorista com novas funções em muitas tarefas, como em situações perigosas ou durante a navegação.

Com o Head-up-Display com realidade aumentada, a Volkswagen apresenta uma opção de alta tecnologia no ID.5, que une suas telas com a realidade, por exemplo, as setas de navegação são espelhadas no para-brisas e aparecem —para uma percepção natural— no campo de visão do motorista a uma distância de 10 m diante do veículo.

Quando o motorista se aproxima do veículo com a chave, o ID.5 inicia sua apresentação de boas-vindas: os faróis dianteiros e traseiros se acendem com uma sequência de luzes, enquanto os retrovisores externos projetam a “impressão digital” da família ID. no chão.

Opcionalmente, a Volkswagen oferece os faróis matriciais LED IQ. Light, com feixe alto controlado de forma inteligente (item de série no ID.5 GTX). Os conjuntos ópticos traseiros em LED, com desenhos 3D (também de série no ID.5 GTX), brilham com uma alta intensidade. A luz ambiente no revestimento interior do teto, no painel, nas portas e próximo dos pés podem ser configuradas em muitas cores.

Um elemento especial do conceito de iluminação do ID.5 é o ID. Light: a faixa de iluminação abaixo do para-brisas faz parte do sistema de luz ambiente e também serve para contribuir com a interface homem-máquina (HMI). Com seus pulsos de luz diferentes, o ID. Light sinaliza se o veículo está pronto para partir, em que direção (de acordo com a navegação), ou se a bateria está sendo carregada no momento.

Além disso, o ID. Light fornece assistência em situações de perigo. Ele informa e avisa o motorista e demais ocupantes do veículo com sinais luminosos, por exemplo, no caso de veículos em um ponto cego ou quando existe uma situação de frenagem inesperada no trânsito. O ID. Light pode ressaltar instruções do sistema de navegação com sinais luminosos. Por exemplo, pode indicar que o motorista precisa se deslocar para outra faixa de rodagem antes de sair da rodovia ou que deve tirar o pé do acelerador para estar de acordo com os limites de velocidade.

Todos as cores e animações seguem uma linguagem visual cuidadosamente desenhada que é intuitiva, universal e fácil de ser compreendida. O motorista recebe assim informações importantes sem ter que tirar os olhos da estrada.

Três níveis de desempenho. 

ID.5 GTX: modelo topo de linha com tração integral. O SUV coupé elétrico da Volkswagen será lançado em 2022 com três opções de motorização. O ID.5 Pro conta com um motor elétrico na parte traseira com uma potência de 174 cv (128 kW).

No ID.5 Pro Performance, o motor traseiro tem uma potência de 204 cv (150 kW).

No ID.5 GTX, com tração integral, um motor elétrico funciona no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Os dois motores oferecem uma potência máxima de 299 cv (220 kW), acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.

Conforto e esportividade

Com a seleção do perfil de condução, sempre de série, o motorista pode influenciar no funcionamento dos motores elétricos e na direção em vários modos.

Caso deseje, o motorista do ID.5 obtém uma direção progressiva, que funciona cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterço aumenta, assim como uma suspensão esportiva.

A terceira opção é a regulagem da suspensão adaptativa (DCC), que amplia ainda mais a faixa entre o movimento suave e o prazer da condução esportiva. O ID.5 oferece rodas entre 19 e 21 polegadas.

Até 520 km de autonomia 

Todos os motores do ID.5 utilizam uma bateria de longa duração que pode armazenar 77 kWh de energia. Com ela, o ID.5 Pro e o ID.5 Pro Performance alcançam até 520 km de autonomia (WLTP). Sua posição de instalação central sob o habitáculo garante um centro de gravidade baixo e uma equilibrada distribuição de carga por eixo.

O modelo topo de linha ID.5 GTX com tração integral tem uma autonomia prevista de 480 km (WLTP).

Os modelos ID.5 podem ser carregados com potência de até 11 kW em um ponto de carga com corrente alternada ou em uma estação de carga doméstica. O ID. Charger, a estação de carga doméstica da Volkswagen, oferece novas funções junto com um sistema de gerenciamento de energia doméstica (HEMS), por exemplo, com carregamento em horários de baixo custo ou com energia solar, se houver uma instalação fotovoltaica.

Além disso, no futuro também será possível a carga bidirecional em locais em combinação a uma infraestrutura adequada, de modo que a eletricidade da bateria possa voltar ao grid da rede doméstica.

Na estrada, os modelos ID.5 se carregam em estações de carregamento rápido com corrente contínua de até 135 kW. Assim, sua bateria pode armazenar energia para os próximos 390 km no caso do ID.5, ou 320 km no caso do ID.5 GTX (WLTP), em pouco mais de 30 minutos.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista Usadosbr (blog.usadosbr.com)

Sair da versão mobile