Você sabe como funciona um consórcio de carros?

O consórcio tem sido uma das opções mais viáveis para quem quer concretizar o sonho de adquirir um carro novo ou trocar o seu carro usado. Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o funcionamento do consórcio de carro.

Essa modalidade de crédito é uma maneira bastante interessante para adquirir um automóvel pagando pequenas taxas. O consórcio é composto por um grupo de pessoas que, com o pagamento das mensalidades, financiam a aquisição do bem.

Nesse post, vamos mostrar como funciona um consórcio de carro e quais são as vantagens de se adquirir um veículo por meio dessa linha de crédito. Confira!

Funcionamento de um consórcio

Ao contratar um consórcio de carro, você começa a pagar as mensalidades para um determinado grupo. Esse investimento forma um tipo de caixa coletivo. Obviamente, o valor desse caixa não é o suficiente para que todos os integrantes do grupo comprem o automóvel, porém é o bastante pra que alguns desses membros consigam.

Digamos que um grupo tenha 60 pessoas e que cada uma está pagando mensalidades de 600 reais. Logo no primeiro mês, o grupo terá capacidade de emitir uma carta de crédito com o valor de 36 mil reais, valor suficiente para realizar a compra de um carro novo.

Contemplação da carta de crédito

Existem duas maneiras para ser contemplado com a carta de crédito do consórcio. Uma delas é por meio de sorteio, que por sinal, é bem mais difícil. Todos os meses, o grupo sorteará, entre os membros, as cartas de crédito disponíveis. Uma desvantagem do consórcio está no fato de ter que contar com a sorte. Um detalhe importante é que para participar dos sorteios, as mensalidades têm que estar em dia.

A segunda maneira é ofertando um lance, como se fosse um leilão. Os membros do grupo poderão oferecer um valor a mais para obter a carta de crédito. O membro que oferecer o maior lance será contemplado com a carta de crédito e poderá comprar o carro.

Taxas de um consórcio

Apesar de não possuir juros, os consórcios têm uma pequena taxa administrativa. Normalmente, um novo membro vai pagar uma taxa varia que entre 1% e 2% para poder entrar no grupo. Também é cobrada uma taxa de administração, para que a instituição possa cuidar do consórcio. Essa taxa é de aproximadamente 15%.

Por último, é cobrada uma taxa para o fundo de reserva, que ajudará a manter o consórcio funcionando mesmo quando algum membro não pagar as mensalidades. O valor dessa taxa gira em torno de 2%, podendo variar.

Vantagens de um consórcio

Se você não está precisando de um carro imediatamente e não está disposto a pagar as altas taxa de juros de um financiamento, o consórcio é a melhor opção para você. Caso você financie um carro somente com o valor dos juros, o veículo novo poderia ser comprado à vista ao final das prestações.

O consórcio também se torna uma opção vantajosa para quem não consegue economizar dinheiro, podendo ser encarado como uma poupança forçada. E quem sabe, você ainda pode ser sorteado rapidamente!

Na pior das hipóteses, você será a última pessoa do grupo a conseguir uma carta de crédito. Se você está disposto a esperar esse tempo, a melhor opção para você certamente é fazer um consórcio de carro.

Você conhece outras vantagens desse tipo de consórcio? Então deixe um comentário!

Últimas Notícias