Muita confiança ou muita irresponsabilidade?
Existem milhões de motivos para justificarmos o uso do celular a todo momento mas, a dependência está tirando o senso de responsabilidade de muita gente.
“Eu dou conta de olhar as mensagens enquanto estou dirigindo”, muita gente alega mas, quando acontece o pior, esses segundos poderiam evitar um acidente ou até, salvar vidas.
É contra a lei, cabe multa mas, mesmo assim, as pessoas não conseguem resistir e vão dar uma olhadinha. Pois bem, isso gera aproximadamente 30 infrações de trânsito por hora em todo território nacional, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Multas
As multas por usar celular enquanto dirige, representa 57% das causas de acidentes entre motoristas na faixa de 20 e 39 anos!
O celular é o assunto do momento mas, existem outros usos absurdos (álcool e drogas) durante a condução do veículo que colaboram para aumentar o risco de acidentes.
Meios de transportes
De um lado os veículos como carros, caminhões e ônibus, e do outro, o lado frágil, motocicletas, ciclistas e pedestres, travam uma luta desigual pela sobrevivência diária, onde o bom senso deveria ajudar.
Motociclistas
Os motociclistas não são apenas vítimas de carro pois, muitos estão rodando e manuseando o celular ao mesmo tempo, seja em aplicativos de mapas ou mesmo, entretenimento.
Motoristas
Já com o carro é diferente, o motorista está “protegido” dentro do veículo e, por outro lado, qualquer descuido, pode causar danos sérios a terceiros, podendo levar muitas vezes à morte.
Ciclistas e pedestres
Ah, mas espera um pouco. Os ciclistas e pedestres estão isentos? Não! O uso dos celulares enquanto caminham é intenso e já causou vários acidentes. O mesmo acontece na bike. Muitos entregadores que usam a bicicleta para entregas estão lá, assistindo vídeos, enviando mensagens, entre outras coisas mais enquanto pedalam.
Em 2017 foram aplicadas 65 mil multas por uso do celular, mas em 2018 passou para 75 mil.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de celular aumenta em 400% o risco de acidentes.
Quer mais? Se liga:
A multa por uso de telefone dirigindo é considerada “Gravíssima”, assim, rende 7 pontos na CNH e custa R$ 293,47.
Usar fones de ouvido é considerada uma infração média, rende 4 pontos na CNH, mais pagamento de R$ 130,16.
Passado
Se voltarmos no tempo, quando se tinha tempo, sair de carro/moto tinham como distração coisas banais como ouvir música, olhar a paisagem, um outdoor, cumprimentar alguém, enfim.
Atualmente fazemos tudo isso e ainda, além de ler, digitamos mensagens, assistimos vídeos, falamos ao telefone e por aí vai.
Hoje a desculpa é que está tudo corrido, que o tempo é curto e que está atrasado, mas, ninguém pensa no tempo que vamos perder caso algo de ruim aconteça.
Ficaremos talvez incomunicáveis por horas, dias, semanas…não sei, e se não acontecer conosco, pode ser com um amigo mas nem assim os hábitos mudam ou vão mudar. Triste…