Publicidade

Especialmente quando falamos de um veículo usado, a revisão do carro pode livrar o dono de sérios prejuízos, problemas e perigos no futuro. Muitos motoristas não dão a devida importância a esse fato, mas o automóvel geralmente emite alguns discretos sinais de que algo não vai bem.

Com olhos e ouvidos mais atentos, dá para prever (quase sempre) quando uma quebra ou uma falha grave está prestes a acontecer. E isso é uma grande vantagem para quem não quer passar um tempo dependendo de ônibus para cumprir seus compromissos.

E então, será que chegou o momento de procurar o seu mecânico de confiança? Conheça 5 sinais que mostram que já está na hora de fazer uma manutenção preventiva. Confira!

Bateria começando a falhar

Uma bateria começando a falhar é um sinal importante de que já está na hora de fazer a revisão do carro.

Essa peça precisa de toda a atenção do proprietário, pois é essencial para abastecer diversos componentes do automóvel, desde a partida, passando pelos faróis, vidros elétricos e muito mais.

Ligar e desligar o motor continuamente em curtos períodos de tempo, instalar acessórios que não são originais de fábrica ou esquecer luzes, faróis ou o som ligado com o motor desligado pode reduzir significativamente a vida útil da bateria.

É interessante que a análise seja feita por profissionais especializados, com conhecimento técnico e equipamentos adequados.

No nosso blog já falamos 6 dicas para fazer a bateria do carro durar mais.

Ar-condicionado com odor desagradável

Como vivemos em um país muito quente na maior parte do ano, o uso do ar-condicionado acaba sendo bastante prolongado, especialmente nos congestionamentos dos grandes centros urbanos.

Se você sentir um odor desagradável saindo desse componente ou uma redução do fluxo do vento para a cabine, é hora de fazer a revisão do carro.

Publicidade

Pode ser um sinal de vazamento de gás, de acúmulo de pó no interior dos tubos ou de que o filtro não está desempenhando bem o seu papel.

Esse último artigo é fundamental para não permitir a entrada de impurezas e detritos, e a manutenção incorreta pode alastrar algumas doenças, como alergia respiratória, gripe e até pneumonia.

Por isso, é preciso que estejam sempre novos e higienizados. Saiba agora quando deve ser feita a limpeza do ar condicionado do seu carro.

Capô esquentando mais que o normal

Todos nós sabemos que o capô esquenta naturalmente com o uso do automóvel. No entanto, se houver um calor excessivo, isso pode indicar que está na hora de fazer a revisão do carro.

Esse sintoma indica que o radiador está superaquecendo, colocando em risco o funcionamento mecânico do veículo como um todo.

A ventoinha pode não estar funcionando ou talvez exista algum problema na bomba d’água. Até o óleo do motor pode (e deve) ser verificado.

Na manutenção, o especialista vai checar o sistema, fazer as limpezas e adicionar a solução do radiador, se necessário.

Luzes acendendo no painel

Quem nunca viu uma luz suspeita acendendo no painel do carro? Embora nem sempre indique algo grave, esse tipo de situação deve chamar a atenção do condutor e, se acontecer com alguma frequência, você deve procurar o seu mecânico de confiança.

Cada lâmpada serve para sinalizar que está havendo falha em algum componente específico, e isso não pode ser ignorado. Algumas das mais comuns são a de injeção eletrônica, do óleo e da bateria.

O manual do carro explica o que cada uma quer dizer, mas se isso acontecer com frequência, é hora de partir para a revisão do carro!

Ruído diferente durante a frenagem

O sistema de frenagem é simplesmente o mais importante de qualquer veículo, pois se ele falhar, as chances de um acidente são imensas.

Se você notar algum barulho diferente quando brecar o seu automóvel, não tenha dúvidas de que chegou a hora de fazer a revisão do carro!

Esse ruído pode indicar diversas situações perigosas: pastilhas gastas, nível baixo do óleo de freio ou até problemas na suspensão. Nesse caso, não arrisque e procure assistência mecânica imediatamente.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (
twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (
blog.usadosbr.com)

Publicidade

8 COMENTÁRIOS

  1. […] Revisar o carro é essencial para garantir uma viagem segura, sem imprevistos. Leve o veículo a uma oficina para checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel. Além disso não esqueça de encher o tanque de combustível e levar os documentos do carro e a habilitação. […]

  2. […] Revisar o carro é essencial para garantir uma viagem segura, sem imprevistos. Leve o veículo a uma oficina para checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel. Além disso não esqueça de encher o tanque de combustível e levar os documentos do carro e a habilitação. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui