No Dia Mundial do Pedestre, a relevância de respeitar a faixa

Hoje, 8 de agosto, é comemorado o Dia Internacional do Pedestre. A data é uma lembrança do cuidado que motoristas, motociclistas e ciclistas devem cuidar e proteger o pedestre e que divide o espaço nas ruas. Mas não é bem isso que acontece. Até mesmo a faixa de pedestres costuma ser ampla e irrestritamente desrespeitada, por conta da pressa e do descaso com às normas de trânsito de alguns motoristas imprudentes.

Só em Goiânia, de janeiro a julho deste ano, 439 autuações já foram aplicadas pela SMT a motoristas que deixaram de dar preferência aos pedestres e 75 motoristas foram atuados por parar em cima da sinalização. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o desrespeito à faixa de pedestres é infração gravíssima, sujeito a 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54.

Nesse Dia Internacional do Pedestre, o UsadosBR quer lembrar que todos nós somos pedestres. Mesmo que o carro seja o seu principal meio de transporte, você, ainda assim, é um pedestre – do momento que você estaciona seu veículo e caminha até o seu destino. Isso vale também se você usa ônibus, metrô ou bicicleta.

Confira no vídeo acima casos de quem conhece bem os riscos em atravessar a via em locais de grande movimentação. Veja também algumas dicas de um especialista em educação de trânsito para atravessar a faixa de pedestre com segurança.

E se você também já passou por alguma situação perigosa ao atravessar a via, deixe o seu relato nos comentários abaixo. E não esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube e acompanhar os próximos vídeos.

Últimas Notícias