Os 5 cuidados que você deve ter para conservar melhor seu veículo

As pessoas estão tão acostumadas com a segurança e a durabilidade que os carros de hoje oferecem que, muitas vezes, não dão a devida atenção para a manutenção que essas máquinas precisam receber. Compostas por complexos mecanismos elétricos e mecânicos, um descuido básico pode causar uma falha e, então, deixar o condutor na mão a qualquer momento.

Para evitar que isso aconteça, a prevenção é fundamental. Com algumas atitudes simples, é possível dirigir com muito mais garantia e tranquilidade por aí. Quer descobrir quais são os cinco cuidados que você deve ter para conservar melhor o seu veículo? Então confira a lista que preparamos sobre o tema.

1. Cuidar dos pneus

Você já parou para pensar que os pneus são o único ponto de contato do carro com o solo? Imagine então se eles apresentarem alguma falha quando você estiver a 100 km/h, por exemplo! Por essa razão, observá-los com atenção é um dos maiores cuidados que você deve ter para conservar melhor o seu veículo.

Observe a existência de áreas corroídas no centro da roda, pois isso é sinal de muita pressão na calibragem. Se o desgaste for maior nas laterais, isso indica câmaras vazias. E, no caso de desgastes tanto internos quanto externos, pode ser um problema na suspensão. Por fim, não caia na tentação de rodar com pneus carecas: essa economia pode sair cara no final das contas!

2. Lavar o carro na volta da praia

Todos nós sabemos que uma revisão antes de viajar é indispensável, mas muita gente esquece de lavar adequadamente o veículo quando volta da praia. No entanto, esse é um cuidado importante, pois o sal acelera a oxidação dos metais e causa ferrugem nos mais diversos itens do veículo.

Discos de freio, cilindros e motor são campeões nos danos causados pela maresia! Vá a um posto que lave inclusive por baixo do automóvel e garanta que o profissional remova qualquer resquício de água salgada.

3. Evitar manchas

Evitar manchas é outro dos cuidados que você deve ter para conservar melhor o seu veículo, pois ninguém gosta de uma pintura com falhas. Procure deixar o seu automóvel bem distante de óleo de motor, querosene, fezes de pássaro, gasolina, tiner ou qualquer outro item que possa causar corrosão.

Caso surja alguma mancha, não tente removê-la sozinho: procure uma oficina especializada. Tome cuidado: soluções caseiras usando materiais inadequados são campeãs em piorar o problema.

4. Checar os freios

Os freios são componentes que você não quer que falhem em momento algum, não é mesmo? Por isso, o condutor inteligente opta por checá-los periodicamente. Uma vez por mês é um prazo interessante para observar o nível do líquido de freio e, caso você perceba que ele vem baixando muito rapidamente, pode ser sinal de vazamento nas bombas ou no encanamento.

Pastilhas e discos também precisam de análise constante: qualquer alteração na frenagem merece uma visita imediata ao seu mecânico de confiança.

5. Não exagerar no polimento

Ainda que você siga todas as dicas para conservar a pintura do seu carro, chega uma hora em que o desgaste aparece. Nesse momento, polimentos, cristalizações e revitalizações são bem-vindos, mas é preciso se valer de um pouco de moderação. A cada procedimento desses, uma parte da camada de verniz é extraída por conta das altas rotações associadas a massas abrasivas. Utilize esse serviço apenas para pintura manchada e queimada. Para conduções novas e seminovas, a melhor escolha é o enceramento.

Gostou de conhecer os cuidados que você deve ter para conservar melhor o seu veículo? Se este conteúdo foi esclarecedor e ajudou, que tal ajudar os seus amigos? Compartilhe em suas redes sociais!

Últimas Notícias