O que o seguro automotivo costuma cobrir?

Depois de muitas dúvidas e estudos sobre os modelos de veículos existentes no mercado, você comprou seu carro e adquiriu esse verdadeiro patrimônio! Porém, preocupado em manter a sua nova aquisição, você começou a pesquisar sobre os seguros automotivos e uma nova dúvida surgiu: o que um seguro automotivo costuma cobrir?

Se você se identificou com a situação descrita, este post foi feito para você! Confira, no nosso artigo, quais são os principais problemas assistidos pelas seguradoras!

Danos contra roubos

Um dos maiores problemas para aqueles que contratam um seguro automotivo é a questão da segurança. Os proprietários de veículos querem poder deixar o seu carro estacionado sem ter medo de uma surpresa desagradável na volta.

Se o seu caso é esse, as seguradoras costumam fazer uma cobertura ampla, não só do veículo como um todo, mas também de peças, como som, estepe e outras partes do carro.

Ressarcimentos em caso de acidente

Teve um acidente na estrada? O seguro automotivo deve te dar toda a assistência necessária. Geralmente não precisa ser uma coisa séria: seguradoras costumam te ajudar até na troca de um pneu furado, por exemplo.

Mas é importante lembrar que, a cada vez que a sua seguradora é acionada, o valor da franquia — que está em contrato para todos os tipos de serviço — deve ser pago por você.

Desastres naturais

A cobertura desse tipo de incidente vai um pouco além dos danos contra roubos e acidentes por um único e simples motivo: os próprios clientes se esquecem de adicionar esse tipo de assistência na hora de fechar o contrato.

Portanto, se você precisa que o seguro te ofereça cobertura contra enchentes e tempestades, é necessário especificar. Por ser uma causa natural, algumas seguradoras não encaixam o serviço nos seus planos.

Roubos em estacionamentos

Não adianta ter aqueles avisos de “Não nos responsabilizamos pelo seu veículo ou objetos blá, blá, blá”. Se você deixou seu carro em um estacionamento privado, seja ele pago ou gratuito, a responsabilidade do seu veículo é sim do lugar em que ele estava.

Chamar o seguro particular, nesse caso, só vai fazer você gastar com o valor da franquia dos danos ocorridos.

Serviços extra

Na hora de fechar o seguro automotivo, fique atento. Algumas empresas oferecem alguns “brindes” para seus clientes, como por exemplo, a visita de um eletricista ou encanador para realizar serviços na sua casa como cortesia. Em tempos de crise, é um bom diferencial, não é mesmo?

A seguradora

Depois de tudo isso, é necessário frisar que cada empresa possui um tipo de serviço, e que cada uma delas faz a cobertura de acordo com o plano escolhido por você.

Um exemplo: você sabe que vive em uma região em que enchentes são recorrentes. Portanto, contratar um seguro que tenha uma cláusula específica falando sobre esse tipo de incidente é fundamental.

No geral, seguradoras oferecem pacotes que cobrem acidentes, roubos e incêndio. Tudo que seja uma decorrência disso, ou outros quesitos, como dano a terceiros, carro reserva e acessórios extra do automóvel devem estar muito bem especificados no contrato para não ter ainda mais dor de cabeça na hora em que você precisar, ok?

E você? Já passou por algum perrengue por não ter se atentado melhor ao que a sua seguradora oferecia? Gostou dos pontos abordados? Deixe um comentário!

Últimas Notícias