A Audi do Brasil confirmou em maio a chegada do novo A3 Sedan e do A3 Sportback em versão única, a Performance Black, com motorização 2.0 TFSI.
Contudo, a fabricante oferecerá um lote limitado a 300 unidades do modelo com motor 1.4 TFSI, em versão chamada S line Limited, que entra em pré-venda a partir de 6 de agosto e pode ser encomendada nas concessionárias a partir de R$ 229.990, na modalidade venda direta, nas duas carrocerias.
Além da versão S line Limited, a versão topo de linha Performance Black, com o motor 2.0 TFSI, segue em pré-venda por a partir de R$ 264.990,00, também na modalidade venda direta, nas carrocerias Sedan e Sportback.
Novo A3 1.4 S line Limited
A versão limitada do novo A3 chega ao Brasil com motor 1.4 TFSI a gasolina, que entrega 150 cavalos de potência e torque de 250 Nm. A transmissão é a tiptronic de oito velocidades.
Esta nova geração chega equipada com o Audi drive select, que permite que o motorista experimente cinco diferentes modos de direção: comfort, dynamic, efficiency, auto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.
Dentre os principais equipamentos de série da nova versão estão:
- Ar-condicionado automático de duas zonas;
- Controle de cruzeiro;
- Keyless entry;
- Pacote de luzes ambiente em LED;
- Painel de instrumentos Audi virtual cockpit com 12,3 polegadas;
- Porta-malas com abertura automática via sistema hands-free;
- Volante esportivo em couro com base aplanada, multifuncional e com shift-paddles;
- Faróis Full LED;
- Freio de estacionamento eletromecânico com Auto-Hold;
- Lanternas traseiras Full LED com indicador dinâmico nas setas;
- Sensores de estacionamento com park assist;
- Sistema de direção dinâmica progressiva.
Completam essa lista outros itens tecnológicos como Audi Smartphone Interface com conexão ao Android Auto e Apple CarPlay e o rádio MMI Plus com tela de 10” sensível ao toque.
Como opcionais é possível incluir faróis Full LED Matrix, tecnologia exclusiva da Audi, capa do retrovisor e spoiler traseiro em carbono, carregamento de celular por indução com o Audi Phone box light e o Audi Sound System com 10 alto-falantes.
O modelo ainda conta com o kit de design S line com para-choques dianteiro e traseiro exclusivos, soleiras personalizadas e inscrição da versão no para-lamas dianteiro.
Dentre as cores exteriores disponíveis estão Branco Ibis, oferecida sem custo adicional, e as metálicas e/ou perolizadas, com custo adicional, Amarelo Píton, Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Preto Mito e Vermelho Tango. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.
Produzidos na fábrica de Ingolstadt, na Alemanha, onde fica a sede da Audi, os novos A3 Sedan e A3 Sportback estão disponíveis em pré-venda no Brasil e as primeiras unidades da versão 1.4 TFSI, já com ano-modelo 2022, devem desembarcar no País no último trimestre.
Design e dimensões
O novo A3 Sedan e Audi A3 Sportback apresentam ampla grade frontal Singleframe e as grandes entradas de ar na parte frontal. A linha de ombro da carroceria se estende dos faróis às luzes traseiras e a área logo abaixo dessa linha nas laterais é curvada para dentro.Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série.
Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros.
A versão Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de bons 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.
No interior o design traz alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha. Seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.
O cockpit está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas – integrado no centro do painel de instrumentos, ele reconhece letras inseridas à mão, fornece feedback acústico. O Audi virtual cockpit de 12,3” complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo.
- Ram Rampage 2025: Novo motor, versão Big Horn e mais equipamentos
- Audi lança novo Q6 e-tron no Brasil
- Lecar apresenta interior com visualizador 3D do 459 Híbrido
- BYD atinge marco histórico: 10 milhões de veículos eletrificados produzidos em 30 anos
- Carros usados que mais se valorizam
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista UsadosBR (blog.usadosbr.com)