Mercado de Seguro X Lei do desmonte

Em Goiás, em média 2 mil proprietários de veículos são vítimas de roubos e furtos de veículos todos os meses. Contra este cenário de violência foi feita a Lei do Desmonte, em vigor desde maio de 2015.

A lei 12.977 regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres e permite a venda, por empresas credenciadas junto aos Detrans, de peças consideradas aptas para reutilização, incluindo selo de garantia do Inmetro, visando o reparo de veículos segurados. Assista o vídeo acima.

A Lei do Desmonte enfrenta dificuldades para sair do papel, com exceção de São Paulo, os outros estados ainda não criaram mecanismos para executar a lei federal. A prescrição influencia diretamente na questão do seguro de auto popular.

O novo seguro designado a carros com mais de cinco anos de fabricação tem custo inferior, pois usará peças para reposições recondicionadas ou seminovas.

Segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (Cnseg), a lei representa uma possibilidade de suprir um mercado potencial de cerca de 20 milhões de veículos, com idades entre cinco e 20 anos de uso, que circulam pelo país sem qualquer tipo de cobertura.

Gostou do vídeo? Então não esqueça de se inscrever no Canal UsadosBR no YouTube e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo automotivo!

Últimas Notícias