Publicidade

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo:

O câmbio automático é um item que oferece bastante conforto ao motorista. A direção fica mais agradável e segura, já que não é preciso tirar as mãos do volante ou realizar o controle da embreagem. Mas, você sabe quando deve ser feita a manutenção do câmbio automático?

Carros automáticos possuem um sistema bem mais complexo do que a opção manual, e consequentemente requer mais tempo para reparo e uma mão de obra mais especializada, em casos de defeito.

Saiba agora quais são os 5 sinais de que a manutenção do câmbio automático está próxima:

Procurando carros com câmbio automático? Confira ofertas no site Usadosbr

Manutenções programadas não realizadas

A ação mais indicada para evitar problemas com o seu veículo, valendo também para a manutenção do câmbio automático, é seguir as indicações do manual do fabricante para as manutenções programadas. Por isso, é importante que você entenda a importância de fazer a revisão do carro

Elas são calculadas pela montadora de forma a conseguir identificar e reparar possíveis focos de problemas antes deles gerarem um inconveniente maior. Portanto, jamais ignore essa ação se você possui um veículo com câmbio automático.

Aquecimento além do normal

O superaquecimento no câmbio automático é um problema que ocorre geralmente em viagens longas e em dias de muito calor, apesar de não ser algo muito comum. 

Trata-se de um problema considerado grave no sistema de câmbio, pois o calor é o principal responsável pela sua deterioração.

O problema é notado pela presença de um cheiro adocicado vindo da região da manopla. Caso você note que está ocorrendo esse inconveniente, pare o carro imediatamente e deixe-o esfriar por um tempo. 

Publicidade

Depois, leve o veículo a um mecânico de confiança para verificar os motivos do aquecimento e fazer a manutenção do câmbio automático. Se está em dúvida de como escolher um bom mecânico, confira as nossas 6 dicas para escolher uma boa oficina

Ruídos estranhos

Os ouvidos de um bom motorista devem estar sempre bem treinados para conseguir identificar qualquer barulho irregular no funcionamento do veículo. 

Para notar a necessidade de manutenção do câmbio automático não é diferente.

Esse tipo de componente deve possuir um funcionamento silencioso, sem passar a impressão que existem peças “raspando” umas com as outras ou “assobios”. 

A recomendação para quem nota esse tipo de problema é trafegar o mínimo possível com o carro e levá-lo ao mecânico o quanto antes.

Câmbio patinando

É comum nos câmbios manuais as marchas “patinarem” quando a embreagem está chegando ao fim. Inclusive, você pode dar uma olhada nos 5 cuidados para aumentar a vida útil da embreagem

Mas, esse tipo de defeito não pode ocorrer nos veículos automáticos. 

Isso pode significar alguns problemas sérios em algumas molas da válvula reguladora ou na pressão do óleo — lembrando que é preciso fazer a troca de óleo periodicamente.

Se isso acontecer, procure imediatamente uma oficina para encontrar e solucionar o defeito. 

Luz do painel

O mesmo ícone do painel do seu carro que indica problemas no motor pode indicar também se há alguma irregularidade na transmissão do câmbio. Se você tem dúvidas sobre a função das luzes no painel, esse material pode te ajudar. 

Fique atento e procure um profissional para corrigir o defeito.

Lembre-se sempre que a manutenção do câmbio automático, quando feita de forma preventiva, torna-se muito mais eficaz e principalmente econômica.

Extra: Câmbio automático com trancos

O câmbio automático foi feito para ter um funcionamento suave e linear. Por isso, ele não deve apresentar nenhum tipo de tranco

Fluído velho ou o baixo fluído de transmissão podem ocasionar trancos no câmbio automático. 

Nesse caso, é preciso verificar o nível do fluído e a sua aparência. A cor deve ser avermelhada ou marrom e sempre clara.

Pode ser também que seja algum problema nos componentes internos, como engrenagens, rolamentos ou molas ou algum outro componente quebrado.

Ficou com alguma dúvida sobre manutenção do câmbio automático ou gostaria de relatar alguma experiência com o seu veículo? Deixe um comentário!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista Usadosbr (blog.usadosbr.com)

Publicidade

25 COMENTÁRIOS

  1. Meu carro, Corolla xei 2006, apresentou agora um ruido como peças raspando na outra quando o carro sai da primeira para a segunda. Mas nas outras machas não há problemas. Suspeito q possa ser o coxim do motor ou câmbio.

    • Olá, Gleumar. É a mesma situação da Pajero TR4. Verifique se o botão Overdrive está acionado. Ele fica na alavanca de câmbio. Se mesmo acionado as marchas não forem trocadas automaticamente, leve o carro para manutenção.

  2. retornando do Litoral apos a subida da serra percebi que a 5ª marcha não estava sendo trocada automaticamente, apos parar para um cafe ao retornar a estrada o problema foi eliminado o que pode ter ocorrido?
    TR4

    • Olá, Nilton. Existe um botão na lateral da alavanca. Ele precisa estar sempre acionado. É chamado de botão Over drive. Mas, se mesmo com ele acionado o carro insistir em não acionar a próxima marcha, leve na manutenção.

  3. Boa noite, meu cambio tem o seguinte problema quando cambio frio, normal, anda normalmente não patina, nao acende luz, parece absolutamente normal. Quando ele esquenta por sinal muito rápido por ser um 6cc, esquenta o console central (muito quente mesmo) ele ainda continua andando normal mas se pisar patina não subida onde exige força ele patina também e na aceleração faz barulho de tipo um zummmmm parece uma turbina (kkkkk). O que sera q e ? óleo do cambio? embreagem queimada? bomba de óleo do cambio? Arrefecimento do Cambio? Agradeço quem me der uma Luz!

  4. Ola Boa tarde, me chamo Redi Fernando tenho uma Aircross automatica 2017 cambio at8 4 marcha, adquiri o veículo a 6 meses na semana passada ao ficar parado esperando minha esposa próximo a um murro percebi um barulho quando posiciona a posição R ou D do câmbio ( barrulho como se fosse uma peça acionada ex do barrulho quando aciona honda de combustível) na posição N este barrulho desaparece, levei ao mecânico especializado fizemos a troca de óleo do câmbio e o mecânico disse ser normal este barrulho.
    E isso mesmo as aircross automatica AT8 e normal este barrulho

  5. O meu Corolla 16)17 está funcionando bem as marchas , só que quando estou parado em D de repente surge um barulho e assim que eu tiro o pé do pedal para sair some o barulho.

  6. Olá. Tenho um Ford taurus 97 v6 automático. Geralmente ele troca as marchas suave .mas as veses da primeira pra segunda marcha demora pra trocar , vai até um pouco mais dos 3mil giro e quando troca pra segunda da um tranco . as demais marchas troca normal .o Que pode ser .já que o óleo da csixa tá na cor avermelhada .será que nível tá baixo ?

  7. Bom dia!
    Meu nome é Jussara, tenho um Up automatizado e percebi nos 2 últimos dias que ao andar de ré meu carro está fazendo um barulho tipo panela batendo, reforço que este barulho é apenas ao andar de ré e não ao engatar ré. Alguém pode me ajudar esclarecendo minha dúvida? Gosto de pesquisar as coisas antes de levar nos mecânicos para já ter uma ciência do que vão fazer.
    Obrigado.

    • Jussara, todos os veículos fazem um barulho maior ao trafegar em marcha a ré, isso ocorre devido as engrenagens que constituem a ré do veículo são paralelas e não em passo como as marchas à frente. Procure observar outros veículos em manobra de ré e compare com o seu. Trata-se de uma característica de fabricação e não um problema.

  8. Boa tarde , tenho um Jetta 2007 ele da alguns trancos na hora da troca de marcha e quando coloco no pé o carro fica meio balançando , e na mudança de terceira para quarta parece dar uma agarrada

  9. Meu Civic g10 2017 recentemente percebi que toda vez nas primeiras simulações de marcha quando acelero faz um ruido alto contínuo e some logo após a troca de marcha mas recentemente já fiz a troca do óleo e fluido do câmbio CVT dele, o que pode ser?

  10. Minha s10 v6 4.3 automática gasolina entra a ré e quando coloco no D ela anda mais não faz a troca de marchas o que pode tá acontecendo

  11. o carro quando frio troca as marcha normal após certa temperatura fica reduzido não sei dizer qual marcha e não troca de marcha para desligo dou um tempinho volta ao normal eu tenho um Jeep Compass Sport 2013 103.000 quilômetros foi depois que fiz a troca do óleo

  12. tenho uma SPIN 2014 E ELA DO NADA O CAMBIO AUTOMATICO ENTRA EM EMERGENCIA E FICA NA TERCEIRA MACHA QUANDO DESLIGO O CARRO E ESPERO 3 MINUTOS -+ E LIGO DE NOVO VALTA AFUNCIONAR PERFEITAMENTE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui